Destaques do formato curta-metragem desembarcam em São Paulo em festival internacional

SÃO PAULO ¿ O Festival Internacional de Curtas de São Paulo, um dos cinco maiores do gênero no mundo, chega a sua 19ª edição nesta quinta-feira (21), quando será realizada uma cerimônia de abertura para convidados. A maratona de 381 filmes, selecionados de 54 países, se espalha por oito espaços da capital paulista, todos com entrada gratuita, até o próximo dia 29 e viaja, a partir de setembro, para outras cidades em formato reduzido.

Redação |

Alice Braga protagoniza "Rummikub",
curta de Jorge Furtado / Divulgação

Entre os destaques, filmes nacionais e estrangeiros que chamaram a atenção em festivais pelo mundo, além de representantes latino-americanos e programas específicos, como o montado pelo coletivo Submarino Vermelho de Cinema ¿ estimulado pelo tema Política Viva, que batiza esta edição do festival, o grupo formado por jovens artistas pegou emprestado palavras de ordem pichadas nos muros em 1968 para batizar mostras paralelas, com trabalhos de Glauber Rocha, Chris Marker e do argentino homenageado Gustavo Taretto, entre outros, todos expoentes de uma vertente audiovisual militante.

Na Panorama Brasil 2008, será exibida a estréia na direção do montador Daniel Rezende com Blackout, protagonizado por Wagner Moura. Parceiro de Fernando Meirelles, Rezende recebeu uma indicação ao Oscar pelo trabalho em Cidade de Deus e é responsável pela edição de Tropa de Elite, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, O Jardineiro Fiel e Diários de Motocicleta.

O gaúcho Jorge Furtado (Saneamento Básico, O Homem que Copiava), por sua vez, volta ao formato curta-metragem e apresenta Rummikub, com Alice Braga. Outro veterano do gênero é Fernando Coimbra, que participa com o Trópico das Cabras, road-movie ganhador de diversos prêmios em Brasília. Selecionados para a Semana da Crítica do último Festival de Cannes, os brasileiros Areia, de Caetano Gotardo, e A Espera, Fernanda Teixeira, também fazem parte da programação dedicada ao cinema nacional, que contabiliza 103 filmes.

O vencedor da Palma de Ouro, o romeno Megatron, de Marian Crisan, será exibido na mostra internacional, assim como outras obras premiadas mundo afora. É o caso do também romeno Um Bom Dia para Nadar, ganhador do Urso de Ouro em Berlim; o escocês Danou-se, com o ator Peter Mullan (Trainspotting), laureado em Veneza; e Na Linha (Alemanha/Suíça) e Eu Sou Bob, com o ativista Bob Geldof, ambos contemplados na competição de Clermont-Ferrand, o mais importante evento internacional de curtas-metragens.

Romeno "Megatron" foi o vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2008 / Divulgação

A Mostra Latino-Americana bateu neste ano o recorde de países participantes, com 30 títulos de 11 nacionalidades. Entre os destaques estão Beyond the Mexique Bay de Jean-Marc Rousseau, e O Relógio, de Marco Berger, exibidos em Cannes; O outro lado da moeda, do chileno Angelo Antonucci, melhor curta no Festival de Santiago; e O Desejo, da mexicana Marie Benito.

Entre as diversas mostras paralelas, há uma dedicada às crianças, que recebem uma programação exclusiva pelo quarto ano consecutivo. O aniversário de 40 anos de O Bandido da Luz Vermelha motivou uma homenagem ao diretor Rogério Sganzerla, que ganhou retrospectiva de seus curtas. Também há espaço para cinema universitário (Escolas Alemãs), animação (França Animada), horror (Dark Side), público GLS (Mix Brasil) e um olhar sobre o mal de Alzheimer (Convivendo com o Alzheimer).

Os vencedores das premiações do festival serão anunciados na sessão de encerramento, do último dia da mostra. Depois de São Paulo, o festival segue, com os destaques da programação, para o Rio de Janeiro (22 a 29 de agosto), Recife (02/09), São Carlos/SP (03/09) e se encerra em Jundiaí (20/09).

Confira a programação completa no site oficial

Serviço
19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo
De 21 a 29 de agosto de 2008
Entrada gratuita, senhas disponíveis uma hora antes da sessão
Salas exibidoras:
- Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207)
- CineSesc (Rua Augusta, 2075)
- Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000)
- Espaço Unibanco de Cinema (Rua Augusta, 1470)
- Unibanco Arteplex Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569)
- Espaço Unibanco Bourbon (Shopping Pompéia, Rua Turiassú, 1100)
- Cinusp (Rua do Anfiteatro, 181, Cidade Universitária)
- Fundação Armando Álvares Penteado ¿ FAAP (Rua Alagoas, 903)

Leia mais sobre: curta-metragem

    Leia tudo sobre: cinemacurta-metragem

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG