Dersa: trecho norte do rodoanel de SP será repensado

O presidente da Dersa Desenvolvimento Rodoviário, Thomaz de Aquino Nogueira Neto, disse hoje, em Santos (SP), que a necessidade do trecho norte do Rodoanel Mario Covas será repensada quando os trechos sul, oeste e leste estiverem em funcionando conjuntamente. Essa é uma opinião pessoal, mas eu acho que, ao fazermos o tramo leste, o tramo sul, o oeste e mais as obras internas (prolongamento do Complexo Jacu-Pêssego), nós vamos estar numa nova realidade logística e, certamente, algumas coisas serão repensadas, disse.

Agência Estado |

Segundo Nogueira Neto, o trecho é difícil do ponto de vista ecológico e, por causa, disso o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), determinou que fossem estudados traçados alternativos, que causem menos impactos ambientais. "É uma equação difícil de ser resolvida, mas, certamente, vamos dar um passo de cada vez. Estamos antecipando muito o leste, que não estava na pauta de nenhuma conversa até o segundo semestre do ano passado", afirmou.

O presidente da Dersa Desenvolvimento Rodoviário elogiou a medida adotada pelo prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM), de incluir caminhões no rodízio de veículos que circularem pelas marginais e Avenida dos Bandeirantes a partir de 15 de maio. "Eu acho que os técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo são muito competentes e, se eles estão sugerindo essa medida, ela, certamente, será boa", afirmou Nogueira Neto, lembrando que Kassab disse que a regra será provisória e deverá vigorar até o trecho sul do rodoanel ser inaugurado.

Segundo o presidente da Dersa, a eficiência do novo rodízio será posta à prova quando entrar em vigor. "Acho que 45 dias é tempo mais que suficiente para as empresas se planejarem, fazerem as revisões na rota de distribuição", afirmou. Nogueira Neto disse ainda que o aumento da frota de veículos de passeio na capital é "uma situação feliz", pois prova que o poder de compra da classe média aumentou.

Balsa

O presidente disse que a balsa entre Santos a Guarujá (SP) está completamente saturada e que, por isso, Serra acolheu a sugestão de construir um túnel ligando as duas cidades. "A balsa é muito boa para distância média e demanda média e aqui temos uma distância muito curta e uma demanda muito grande. Além disso, por mais que a gente ponha dinheiro, ela nunca vai ficar melhor do que está, está esgotada como solução."

Segundo Nogueira Neto, com as obras feitas na travessia durante o verão, percebeu-se o esgotamento completo. "Por mais que a gente ponha dinheiro, nunca vai ficar melhor do que está", afirmou, alegando ainda que o aumento no fluxo de embarcações atrapalharia o acesso ao canal do Porto de Santos.

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