Deputados usaram verba da Câmara em campanhas

Documentos secretos da verba indenizatória dos últimos quatro meses do ano passado, obtidos pelo jornal ¿Folha de S. Paulo¿, revelam que pelo menos sete parlamentares envolvidos nas eleições usaram o dinheiro da Câmara para alugar carros e aeronaves para atividades de campanha e acomodar assessores em hotéis.

iG São Paulo |

Segundo a reportagem, os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), Jader Barbalho (PMDB-PA), Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), Narcio Rodrigues (PSDB-MG), Giovanni Queiroz (PDT-PA), Fábio Ramalho (PV-MG) e Paulo Rocha (PT-PA), usaram a verba indenizatória nas eleições do ano passado, seja em suas próprias candidaturas ou no apoio de candidatos aliados.

Em suas defesas, todos os deputados afirmaram que os gastos corresponderam a seus cargos e nada tiveram a ver com as eleições. Para o deputado Narcio Rodrigues  é muito difícil você dizer em que hora você está no exercício do mandato e em que hora você está em uma atividade partidária".

Instituída em 2001, a verba deveria ser destinada apenas a atividades "diretamente relacionadas ao exercício da atividade parlamentar".

Leia mais sobre: verba indenizatória

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG