Documentos secretos da verba indenizatória dos últimos quatro meses do ano passado, obtidos pelo jornal ¿Folha de S. Paulo¿, revelam que pelo menos sete parlamentares envolvidos nas eleições usaram o dinheiro da Câmara para alugar carros e aeronaves para atividades de campanha e acomodar assessores em hotéis.

Segundo a reportagem, os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), Jader Barbalho (PMDB-PA), Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), Narcio Rodrigues (PSDB-MG), Giovanni Queiroz (PDT-PA), Fábio Ramalho (PV-MG) e Paulo Rocha (PT-PA), usaram a verba indenizatória nas eleições do ano passado, seja em suas próprias candidaturas ou no apoio de candidatos aliados.

Em suas defesas, todos os deputados afirmaram que os gastos corresponderam a seus cargos e nada tiveram a ver com as eleições. Para o deputado Narcio Rodrigues  é muito difícil você dizer em que hora você está no exercício do mandato e em que hora você está em uma atividade partidária".

Instituída em 2001, a verba deveria ser destinada apenas a atividades "diretamente relacionadas ao exercício da atividade parlamentar".

Leia mais sobre: verba indenizatória

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.