Deputados querem, agora, que União compense Estados prejudicados com emenda Ibsen

Os deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), Humberto Souto (PPS-MG) e Marcelo Castro (PMDB-PI) entregaram nesta terça-feira ao senador Pedro Simon (PMDB-RS) nova emenda sobre o projeto de partilha dos recursos do pré-sal.

Andréia Sadi, iG Brasília |

A nova emenda prevê que a União compense com seus recursos provenientes da exploração do petróleo os Estados e municípios que forem prejudicados pela chamada emenda Ibsen, que redistribui a receita dos royalties para estados não produtores. Pela primeira emenda, Estados e municípios produtores como o Rio de Janeiro, por exemplo, perderiam cerca de R$ 7 bilhões por ano.

AE/Wilson Junior

Faixa de protesto contra revisão dos royalties no Cristo Redentor

Não foi o Rio de Janeiro que criou isso. Foi o governo federal. Se alguém tem que pagar essa conta é o governo, que é o rico dessa história, disse Ibsen.

Simon disse que está com o projeto em mãos e que pretende apresentar a emenda ao Senado até sexta-feira. Segundo os deputados, não há um cálculo ainda sobre quanto o governo poderia ceder com essa mudança.

Sobre a declaração do governador do Rio, Sergio Cabral (PMDB), que se opõe ao projeto e disse que a questão estava virando uma bravata nacionalista e uma linha Robin Hood, Ibsen respondeu: Era preciso um Robin Hodd. Eu compreendo a reação do Rio de Janeiro. Mas o Brasil é maior que isso.

O deputado Humberto Souto disse que não se solidarizou com o choro do governador do Rio Sergio Cabral (PMDB) . Afirmou que ele pode fazer o que quiser, convocar o Rio de Janeiro inteiro e não vai amedrontar os deputados.

O que estamos fazendo é a maior distribuição de renda do País. Não compadeço com o choro do Cabral, mas sim com quem precisa. O petróleo não é do Rio de Janeiro, disse Souto.

A proposta dos deputados é que a União compense estados e municípios prejudicados até que eles se recomponham com o aumento dos recursos provenientes da exploração do pré-sal.

Leia também:

Leia mais sobre emenda Ibsen .

    Leia tudo sobre: emenda ibsenroyatlies

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG