infiel - Brasil - iG" /

Deputado toma posse hoje no lugar de infiel

O deputado Major Fábio (DEM-PB) toma posse hoje na Câmara na vaga de Walter Brito Neto (PRB-PB), primeiro deputado federal cassado pela Justiça Eleitoral por infidelidade partidária. Por unanimidade, a Mesa da Câmara declarou ontem a perda de mandato, cumprindo decisão judicial.

Agência Estado |

O presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou que a Câmara agiu com cautela e prudência, esperando o fim de todos os recursos judiciais antes de tomar a decisão.

Chinaglia, que ao longo do episódio se envolveu em atritos com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, afirmou que não houve resistência em obedecer à determinação do TSE. Em meio à polêmica, Ayres Britto acusou o presidente da Câmara de descumprir decisão judicial.

Brito Neto foi cassado em março deste ano pelo TSE, porque trocou o DEM pelo PRB em setembro do ano passado - seis meses depois de o tribunal decidir que o mandato pertence ao partido pelo qual o deputado se elegeu. A Câmara só foi notificada em setembro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG