Deputado Sandro Mabel será o relator da reforma tributária

BRASÍLIA - O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), indicou o deputado Sandro Mabel (PR-GO) para ser o relator da reforma tributária. Além dele, o petista anunciou que o colega de partido, deputado Antônio Palocci (SP), será o presidente da Comissão Especial que discutirá a matéria e o deputado Edinho Bez (PMDB-SC) o vice.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

A escolha de Mabel foi marcada por diversas brigas entre os membros da base aliada. O PT não abria mão de Palocci, que foi ex-ministro da Fazenda e mentor da proposta de reforma que não vingou no primeiro governo de Lula, mas que serviu de base para a nova proposição.

Os demais membros da base, por outro lado, não aceitavam outro nome que não o de Mabel para a relatoria. Em meio às disputas, o PR, numa ocasião, chegou a se declarar em obstrução juntamente com a oposição para pressionar Chinaglia pelo cargo.

A disputa pela relatoria da reforma se deu devido à projeção nacional que o ocupante da cadeira passa a ter. Além disso, Mabel tem agora poder para incluir ou retirar qualquer item na proposta.

Reforma Tributária

A reforma tributária representa uma simplificação para o contribuinte. Ela cria um imposto unificado (IVA) no lugar de quatro contribuições. Cria também uma alíquota única de ICMS para ser adotada em todos os Estados da federação, acabando com a chamada guerra fiscal.

Além da simplificação, o governo promete, através de projetos de Lei, reduzir a carga tributária. Uma das sinalizações neste sentido é a idéia de reduzir de 20% para 14% a contribuição da seguridade e acabar com a contribuição do salário-educação na folha de pagamento das empresas.

A reforma, de acordo com o Ministério da Fazenda, faria o PIB brasileiro crescer 0,5 ponto percentual a mais ao ano. Assim, num ano em que o PIB fosse fechar com um crescimento de 5% sem a reforma, cresceria 5,5% com a aprovação da matéria.

    Leia tudo sobre: reforma tributária

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG