Deputado distrital é irmão de delator do esquema de corrupção em Brasília

Uma ironia permeia a crise política que tomou conta de Brasília desde sexta-feira quando foi deflagrada a operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. Durval Barbosa, delator de todo o suposto esquema de propina envolvendo a alta cúpula do governo do Distrito Federal e, pelo menos, seis integrantes da Câmara Legislativa, é irmão caçula de um influente deputado da Casa.

Erika Klingl, iG Brasília |

Presidente da Câmara põe dinheiro na meia:

Milton Barbosa (PSDB) faz parte da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do DF e se reuniu com Leonardo Prudente (DEM), presidente da Casa, e com os outros integrantes da mesa em um encontro de emergência no último sábado. Da reunião, foi divulgada a nota na qual reconhece que o momento por que passa o Distrito Federal é delicado e requer sistemático acompanhamento e transparência na apuração dos graves fatos noticiados".

Vale lembrar que Leonardo Prudente, chefe da Mesa Diretora, é o parlamentar flagrado guardando dinheiro em bolsos de paletó e na meia em vídeo anexado ao inquérito e divulgado pelo iG . Nas imagens, ele aparece recebendo dinheiro de Durval, irmão de Milton.

Assim como Durval, Milton começou a carreira na polícia do DF. Após anos como delegados, os dois seguiram rumos diferentes na política. Durval se transformou em operador político de Joaquim Roriz e, posteriormente, de Arruda. Já Milton assumiu em 2007 o primeiro mandato como deputado distrital.

Em todo o inquérito, Milton, que não é da base aliada, não aparece nenhuma vez. O corregedor do governo, Roberto Giffoni, questionou o fato. Não quero fazer acusações, mas é de se refletir porque só alguns deputados aparecem e outros não, considera. O iG tentou contato com Milton Barbosa e não conseguiu retorno.

iG
Deputado Milton Barbosa (à esq) em reunião com deputado Leonardo Prudente (centro)

Escândalo no Distrito Federal

Entenda

Inquérito da PF

Vídeos

Leia também:

Crise de 2001

    Leia tudo sobre: arrudamensalão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG