O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes viajou de Brasília para Porto Alegre com uma passagem paga pela cota do deputado José Otávio Germano (PP-RS). Conforme informação divulgada pelo site Congresso em Foco, a viagem foi feita em 6 de dezembro de 2007 e o bilhete custou R$ 519,12.

O TCU é o órgão responsável na administração pública por fiscalizar as contas dos três Poderes. Gaúcho, Nardes foi nomeado para o tribunal em 2005. Antes, ele foi deputado federal por duas vezes. O ministro integrou a Arena, o PDS e o PP.

Segundo o Congresso em Foco, o TCU informou que o dinheiro gasto com a passagem foi devolvido. Mas não foram apresentados comprovantes. Conforme a reportagem divulgada pelo site, Nardes teria admitido, por meio da assessoria de imprensa do TCU, que fez a viagem. Mas ele teria atribuído a responsabilidade pelo uso da cota às secretárias dele e do deputado, que são amigas. Nardes e Germano também são amigos. O Congresso em Foco informou ainda que o nome do deputado consta em uma representação de auditores do TCU sobre convênios de concessão de rodovias federais firmados entre a União e o Rio Grande do Sul.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.