Deputado Alberto Tavares Silva morre, aos 90 anos, em Brasília

O deputado federal Alberto Tavares Silva (PMDB-PI), de 90 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira no Hospital Brasília, Distrito Federal, de insuficiência respiratória, provocada pelo agravamento de uma pneumonia e complicações de um câncer de próstata. Ele estava internado havia uma semana

Redação com agências |

Agência Câmara
Deputado Alberto Silva morreu nesta madrugada

Deputado Alberto Silva

O corpo é velado desde as 10h30 no Salão Negro, do Congresso Nacional, com a presença de parentes e parlamentares do Estado

Depois o corpo do deputado será velado no salão nobre da Assembleia Legislativa de Teresina, no Piauí, de onde segue para Parnaíba, onde será enterrado na terça-feira.

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), suspendeu todos os trabalhos da Casa por causa da morte do parlamentar.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB¿AP), que também suspendeu a agenda da Casa, lamentou a morte do senador. Alberto Silva foi uma das maiores figuras do nosso tempo, duas vezes governador do Piauí. Tinha uma mente imaginativa e muita capacidade. Teve muitas realizações. Perde o Piauí. Perde o Brasil, afirmou.

Biografia

Parlamentar mais idoso do Congresso, Alberto Silva era formado em Engenharia Civil e Mecânica e era também engenheiro eletricista.

Silva exercia o seu segundo mandato como deputado federal. Em sua trajetória política, Alberto Silva foi governador do Piauí por duas vezes (1971/1975 e 1987/1991), senador em dois mandatos (1979/1987 e 1999/2007), prefeito de Parnaíba também por duas vezes (1948/1950 e 1954/1958), além de deputado estadual (1951).

Como governador do Piauí, ficou conhecido por idealizar grandes obras como o estádio Albertão e o parque Potycabana. No Senado, presidiu as comissões de Minas e Energia e de Serviços de Infraestrutura. Na Câmara, era titular da Comissão de Viação e Transportes.

Atualmente, Alberto Silva era presidente da executiva estadual do PMDB. Formado em Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica pela Escola de Engenharia de Itajubá (MG), o deputado piauiense foi conselheiro da República em 2005.

(*com informações da Agência Estado e Congresso em Foco)

Leia mais sobre  deputado Alberto Silva

    Leia tudo sobre: alberto silvadeputadomorre

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG