Deputado afirma que reapresentará PEC do 3º mandato

O deputado que apresentou Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê um terceiro mandato presidencial não desistiu da empreitada. Jackson Barreto (PMDB-SE) disse hoje que na próxima semana continuará a buscar apoio para compensar as 17 assinaturas retiradas de última hora.

Agência Estado |

"Vamos buscar a aprovação na próxima semana. Já esperava um movimento contrário à PEC por algumas lideranças (partidárias). Só não esperava que fosse uma reação tão rápida", comentou.

A assessoria do deputado informou que a surpresa de Barreto deveu-se ao fato de as assinaturas terem sido retiradas entre a tarde e noite de quinta-feira, período em que os deputados costumam retornar às suas bases eleitorais e o Congresso fica esvaziado. A proposta para permitir um terceiro mandato presidencial foi protocolada na tarde de ontem. Em poucas horas, as 183 assinaturas reconhecidas pela Câmara em apoio à convocação de um referendo para autorizar governantes a disputar duas reeleições caiu para 166.

Os principais partidos de oposição, PSDB e DEM, mobilizaram-se e conseguiram com que pelo menos 12 deputados retirassem o apoio à proposta. Outros cinco parlamentares retiraram depois o seu apoio. Para ser viabilizada, a emenda precisava de, no mínimo, 171 assinaturas. "Vamos ir em frente e protocolar novamente a proposta. Sem a assinatura da oposição e dos indecisos é mais difícil que a emenda seja negada novamente", acredita Barreto.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG