Deputadas entregam documento em apoio à ministra Dilma

BRASÍLIA - A bancada feminina na Câmara dos Deputados entrega nesta quarta-feira uma moção de desagravo à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Russeff. O documento repudia termos usados pelo senador Mão Santa (PMDB-PI) no plenário do Senado, em discurso na semana passada. Ele teria comparado a ministra a uma galinha cacarejadora.

Sarah Barros, Último Segundo/Santafé Idéias |

"Galinha é ave que cisca, tem penas e alimenta filhotes. Mulheres são seres humanos que lutam pela sua cidadania e dos demais membros da sociedade, que trabalha, alimenta seus filhos e participa da construção do país", diz o documento.

Na terça-feira, as parlamentares solicitaram que o documento fosse afixado nos murais da biblioteca do Senado, para "aperfeiçoamento conceitual" e orientar as consultas de acadêmicos e demais freqüentadores. As deputadas utilizaram ainda três miniaturas de galinhas produzidas artesanalmente para reforçar o ato no Congresso.

Para as parlamentares, a expressão usada por Mão Santa ampliou a cultura da desvalorização e do preconceito. "O senador afrontou a dignidade feminina e o espírito democrático da instituição que ele representa, acirrando seu descrédito junto à sociedade brasileira", diz o texto.

O documento ressalta que a ministra foi atacada por ser competente, e pelo seu empenho em defesa do PAC. E, principalmente, por ser mulher. "Por isso, ela tem toda a nossa solidariedade", diz a nota.

Leia mais sobre: Dilma

    Leia tudo sobre: dilma

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG