Depressão pós-parto atinge até 35% das mulheres, aponta pesquisa

Segundo pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) de 32% a 35% das mulheres paulistanas apresentam sintomas da depressão pós-parto. O trabalho acompanhou as consultas de pré-natal, parto e retorno de mulheres atendidas em hospitais públicos da cidade.

Agência Estado |

O número é três vezes mais alto do que o identificado na literatura médica internacional, que varia de 10% a 15%.

“O índice de depressão pós-parto que encontramos nas mulheres atendidas foi realmente alto, três vezes maior do que o descrito na literatura médica, e por isso partimos para análise dos fatores que poderiam influenciar no comportamento dessas mulheres”, explica a pediatra Maria Teresa Zulini da Costa, pós-doutoranda na USP e uma das pesquisadoras do projeto, coordenado pelas psicólogas Emma Otta e Vera Silvia Raad Bussab.

“Encontramos, entre mulheres com depressão pós-parto, um número alto de gestações não programadas e não desejadas, falta de estrutura doméstica, ausência do pai da criança. São mães que acabam tendo de arcar sozinhas com a maternidade”, diz. Outro fator da influência do aspecto socioeconômico é o fato de, em um grupo de mulheres atendidas pela pesquisa em hospitais privados de São Paulo, a incidência do transtorno não ultrapassar os 7%. No entanto, a condição econômica e de infra-estrutura não explica sozinha o transtorno.

Raiva

Na depressão pós-parto, as mães sentem raiva do bebê, o culpam por sua situação e, muitas vezes, acabam sendo negligentes em relação aos cuidados de que a criança necessita. Esse conjunto de sintomas pode aparecer nos primeiros dias após o parto e, se não for cuidado, persistir por até um ano. E não são só as mulheres que sofrem com essa situação. Uma série de pesquisas indica que essa falta de contato com a mãe nas primeiras semanas traz conseqüências para o desenvolvimento físico e neuromotor da criança.

Simone Iwasso

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG