Depois de Paris, exposição de Serge Gainsboug chega a São Paulo

SÃO PAULO ¿ Vista por 120 mil pessoas na capital francesa, a exposição Gainsbourg, Artista, Cantor, Poeta, etc, que homenageia o multiartista Serge Gainsbourg, chega nesta quinta-feira (04) a São Paulo. Parte das comemorações do Ano da França no Brasil, a mostra vai levar um conjunto de instalações visuais e sonoras ao Sesc Avenida Paulista, reunindo trechos de filmes, músicas, fotografias e depoimentos de colaboradores.

Redação |

Divulgação

Displicente, apesar do figurino, Serge Gainsbourg participa de programa da TV francesa

De acordo com o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas, a homenagem procura explicitar a obra e as influências da obra do polivalente Gainsbourg, para ele "um dos maiores ícones da França do último século".

Estruturada em torno de quatro etapas da vida do cantor, a exposição começa com o "Período Azul" (1958-1964), fase inicial de sua carreira, focada na pintura, e segue com "Os Ídolos" (1965-1969), que mostra a influência dos ídolos da canção e do pop inglês no trabalho de Gainsbourg.

Divulgação

Gainsbourg é considerado um dos
ícones da França no século passado

"A Decadança" (1969-1979) abrange o período após o escândalo provocado pela sensualidade da canção "Je Taime Moi Non Plus", gravada em parceria com Jane Birkin, e "Ecce Homo" (1979-1981) chega à década de 1980, quando Gainsbourg explorou a mistura de culturas e gêneros, ao levar a cultura rastafari à França após conhecer Bob Marley.

"Gainsbourg era de fato uma personalidade do mundo da cultura pop como poucos exemplares no mundo. Vislumbrava as contradições, como se esperasse que delas surgisse sempre ideias geniais. Era um otimista, um artista que não se levava a sério, um cronista da vida cotidiana da França que adorava o jogo de palavras", teoriza Danilo Santos de Miranda, presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil e diretor regional do Sesc São Paulo.

Serviço ¿ "Gainsbourg, Artista, Cantor, Poeta, etc"
De 05 de junho a 07 de setembro de 2009
Sesc Avenida Paulista
Av. Paulista, 119 (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Terça a sexta, das 13h às 22h; sábado, domingo e feriados, das 11h às 20h
Entrada franca

Veja como foi a exposição em Paris:

Leia mais sobre: Serge Gainsbourg

    Leia tudo sobre: serge gainsbourg

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG