Depois da reforma, pequenos detalhes na decoração

Depois da reforma, pequenos detalhes na decoração Por Eleni Trindade São Paulo, 29 (AE) - Além da reforma em partes estruturais importantes da casa, a decoração também tem papel importante para renovar a residência. São mudanças pequenas e localizadas que podem ser feitas em pouco tempo com a ajuda de toda a família.

Agência Estado |

"Se o tempo é curto, uma boa solução é colocar adesivos decorativos na sala e nos dormitórios, pois são práticos e têm temas e cores variados", recomenda a arquiteta Maximira Durigan. "A aplicação é fácil pois o produto já vem preparado pelo fabricante e não faz sujeira."

Os móveis também podem passar por uma mudança com recursos simples, destaca a arquiteta. "Móveis de madeira podem ser pintados com laca colorida de acordo com a decoração da casa, ou então o tecido dos sofás pode ser trocado dando aspecto de novo ao estofado. São medidas econômicas e ecologicamente corretas, pois evitam o descarte de móveis, muito comum no fim de ano", diz ela.

A profissional também recomenda a colocação de xales coloridos, almofadas e capas nos sofás, pois têm baixo custo e chamam atenção na decoração. Para dar o efeito de ampliação aos ambientes sem precisar derrubar paredes e fazer sujeira, existe um recurso muito fácil de ser usado. "A colocação de painéis espelhados ou espelhos emoldurados é um serviço rápido e muda o visual tanto das salas de estar e jantar quanto de dormitórios e banheiros", destaca a arquiteta e decoradora Brunete Fraccaroli.

A iluminação também tem papel importante. "Lustres e luminárias de teto e de mesa são belos itens de decoração e ajudam a alegrar ambientes, explica a profissional.Quando a área de instalação da iluminação tem acabamento em gesso, o trabalho pode ficar melhor, acredita o arquiteto Fernando Oliveira, do escritório Szabó e Oliveira Arquitetura.

"A vantagem do gesso é que se pode ampliar nichos de iluminação, trocar spots de local e fazer outras entradas de pontos de luz, que o acabamento é rápido e bonito e pode ser finalizado com pintura ou texturização", diz ele.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG