importante para processo, diz corregedor - Brasil - iG" /

Depoimento de Edmar Moreira foi importante para processo, diz corregedor

BRASÍLIA - O corregedor da Câmara, deputado ACM Neto (DEM-BA), disse que o depoimento do deputado Edmar Moreira (sem partido-MG), que durou mais de três horas nesta noite, foi ¿importante para a instrução do processo¿ de quebra de decoro parlamentar, que pode levar à perda do mandato. Apesar da declaração, ACM não fez nenhum comentário sobre o teor da conversa com o correligionário. De acordo com ele, qualquer manifestação sobre o mérito da ação seria ¿pré-julgamento¿.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

O teor do depoimento é sigiloso, isso está num ato da Mesa. O depoimento é importante. O próximo passo é examinar documentos e confrontá-los com as declarações de Edmar, disse.

O relator do processo, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), alegou que após confrontar documentos com o depoimento de Edmar vai concluir seu voto. Sem explicitar datas, disse apenas que no mais curto espaço de tempo possível vai fechar seu parecer e, tal como ACM, não entrou no mérito do processo para evitar pré-julgamentos.

Edmar Moreira ficou conhecido como o deputado dono do castelo, devido a uma propriedade em Minas Gerais avaliada em R$ 25 milhões. Após se levantar a suspeita dele ter escondido o bem da justiça, descobriu-se que ele usou recursos de sua verba indenizatória em empresas de segurança que podem ser de .

A verba indenizatória é de R$ 15 mil mensais, e pode ser usada por todos os deputados, mediante apresentação de notas fiscais. Ela é destinada à manutenção dos escritórios locais, transporte, pagamento de consultorias e divulgação da atividade legislativa.   

Novas normas

O relator, Cardozo, disse que seu parecer vai apresentar uma nova proposta para a utilização da verba indenizatória. De acordo com ele, a falta de normatização rígida permitiu que abusos como o de Edmar acontecessem.

    Leia tudo sobre: edmar moreira

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG