Rio de Janeiro, 14 abr (EFE).- A Bahia, estado brasileiro mais afetado pela dengue até agora neste ano, registrou 45.686 casos e 38 mortes pela doença até 4 de abril, segundo um boletim divulgado hoje pela Secretaria de Saúde do Estado.

O número de casos de dengue confirmados até a primeira semana de abril é 313% superior ao do mesmo período de 2008 e confirma que a região enfrenta a epidemia mais grave da doença em sua história, detalha o Diário Oficial.

A situação pode ser pior, já que autoridades regionais investigam se a doença provocou outras 79 mortes, suspeitas de terem sido causadas pelo vírus da dengue.

De acordo com os números da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, o número de afetados por dengue hemorrágica, o tipo mais grave da doença, chegou a 328 neste ano e há mais 875 casos suspeitos.

Das 38 pessoas mortas, 22 tinham menos de 15 anos.

A maioria das mortes foi registrada nos municípios de Itabuna (8), Jequié (8), Porto Seguro (5), Salvador (3), Feira de Santana (2), Floresta Azul (2), Simões Filho (2) e Ipiaú (1).

O último balanço nacional, divulgado na semana passada pelo Ministério da Saúde, identifica o estado da Bahia como a região com maior incidência da doença neste ano.

Segundo esse balanço, o número de casos de dengue notificados até 7 de março em todo o país chegava a 114.355, com uma redução de 28,6% em relação aos 160.137 do mesmo período em 2008. EFE cm/jp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.