Dengue deixa 11 cidades do Paraná em alerta

Onze cidades do Paraná estão em alerta para a infestação do mosquito da dengue, segundo pesquisa divulgada nesta semana pela Secretaria da Saúde Estadual. O Levantamento Rápido de Índice de Infestação de Aedes Aegypti no Estado (Liraa) foi feito para fornecer dados em tempo hábil a fim de fortalecer as ações de combate ao mosquito transmissor da doença.

Agência Estado |

O estudo foi realizado entre os meses de outubro e novembro com 20 municípios do Paraná, sendo que um apresentou risco eminente, 11 estão em alerta e cinco têm índices satisfatórios. Três não informaram os dados até o momento.

Entre os municípios analisados, 70% apresentam índices de infestação predial entre 1% e 3,9%, considerados de médio risco. São eles: Foz do Iguaçu, Cascavel, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Cambé, Londrina, Guairá, Campo Mourão, Cianorte e Santa Helena. A cidade de Paiçandu registrou índice de infestação predial superior a 4%.

Dos 20 municípios analisados, apenas cinco apresentaram índices satisfatórios. São eles: Curitiba, Umuarama, Toledo, Mandaguari e Marialva. Os locais onde menos de 1% dos imóveis apresentam infestação por larvas do mosquito Aedes Aegypti são considerados de baixo risco, embora casos isolados possam ocorrer.

No Paraná, o Liraa é aplicado desde 2003 e prevê a divisão das cidades analisadas em extratos, cada um contendo entre 8 mil e 12,5 mil imóveis com características semelhantes, sendo que pelo menos 450 imóveis devem ser visitados pelos agentes de endemias. As informações são da Agência Estadual de Notícias.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG