Democratas encolhe e tem a menor representação partidária da história

A Executiva do Democratas decide na próxima quinta-feira o destino do governador José Roberto Arruda, do Distrito Federal. Na cúpula do antigo PFL, a expulsão de Arruda é dada como certa. A legenda teme que a presença de um governador acusado, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público, de montar um esquema de pagamento de propina em troca de apoio aprofunde um enfraquecimento do partido.

Erika Klingl, iG Brasília |

    A preocupação dos políticos do principal representante da oposição do governo Lula não é sem fundamentos.

    Com apenas 25 anos de vida, o Democratas encolheu pela metade. O partido já teve uma bancada de 118 deputados federais eleitos em 1986, mais da metade do que tem hoje. De acordo com o site da Câmara, o Democratas tem apenas 55 deputados.

    Nas eleições municipais de 1988, o antigo PFL elegeu 1.058 prefeitos. Hoje, são 789, uma queda de 25%. Dez anos depois, em 1998, conseguiu a maior bancada no Senado, com 16 cadeiras. Hoje, são 13. No mesmo ano, elegeu também seis governadores. Atualmente, apenas Arruda representa o Democratas entre as 27 Unidades da Federação.

    As denúncias são graves e quanto mais esperarmos, mais o partido vai sangrar, disse Ronaldo Caiado, líder do partido na Câmara. É na hora da pressão que vamos ver o desempenho da juventude que assumiu o partido, avaliou outro deputado que pediu para não ter o nome divulgado. O Rodrigo vai ter que provar o valor, completou referindo-se ao presidente do DEM, o deputado Rodrigo Maia (RJ).

    A eleição de Maia, em 2007, já foi uma tentativa de evitar o desmanche do partido. Ele substituiu o então senador Jorge Bornhausen na mesma época que o PFL decidiu pela mudança do seu nome para Democratas. Na ocasião, a justificativa apresentada para a mudança era recuperar o fôlego e garantir candidaturas próprias do partido nas eleições de 2010 ¿ além de evitar a evasão de parlamentares da legenda.

    Leia também

    Entenda


    Inquérito da PF


    Crise de 2001


      Leia tudo sobre: arrudadem

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG