DEM quer abrir nesta terça-feira processo de expulsão contra Arruda

O único governador do Democratas (DEM), José Roberto Arruda, deve sofrer, a partir desta terça-feira, um processo de expulsão. A dúvida, dentro do partido, é se a expulsão será hoje de forma sumária ou se ela ocorrerá dentro de oito dias, tempo dado para a defesa do governador, segundo regimento interno da legenda.

Erika Klingl, iG Brasília |

  • Denúncia respinga em, pelo menos, nove partidos

  • Empresário põe dinheiro na cueca

    Caso ele receba uma semana de sobrevida antes de ser expulso do partido, há a possibilidade de Arruda ser afastado do DEM enquanto prepara defesa.

    Os líderes Ronaldo Caiado, da Câmara, e Agripino Maia, do Senado, são os mais duros no tratamento do caso. Ou tomamos uma medida rápida ou o partido continuará sangrando, afirma o deputado Caiado.

    Outros Democratas, como o senador Heráclito Fortes, ressaltam que o regimento não fala em expulsão sumária. Pela lei, ele tem oito dias de defesa e não podemos fugir da lei, cita. Mas ele destaca: não vamos ser solidários ou dar apoio a Arruda, mas existe um rito legal, afirma.

    Para o deputado ACM Neto, é certo que hoje, na reunião da Executiva, marcada para as 16h,  haverá uma decisão . O contorno dessa decisão dependerá de muito debate, completa. Estamos avaliando vários cenários para que não fiquemos sem dar uma resposta dura às graves denúncias e nem rasguemos da lei.

    Outro político do partido disse ao iG que o mínimo que vai ocorrer com Arruda é a abertura de um processo de expulsão. "No mínimo, o processo vai começar a correr."

    A reunião contará com boa parte dos 45 integrantes da Executiva do DEM. O encontro foi convocado contra a vontade da cúpula do partido que preferia que o próprio governador se afastasse. Mas, em reunião na segunda-feira com sete dirigentes do DEM, Arruda partiu para a ofensiva, com ameaças de que revidaria qualquer ação radical da legenda. Se houver radicalização, vou radicalizar também, lá na frente, teria dito ele.  

    Escândalo no Distrito Federal

    Entenda

    Inquérito da PF

    Vídeos

    Leia também:

    Crise de 2001

    • Leia tudo sobre: arrudamensalão

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG