Delegado Protógenes terá de comparecer à CPI

BRASÍLIA - O ministro Carlos Alberto Menezes Direito do Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu o mandado de segurança pedindo o adiamento do depoimento do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz à CPI dos Grampos. Com o indeferimento da liminar, o delegado terá que comparecer ao depoimento, marcado para às 14h30, na Câmara dos Deputados.

Regina Bandeira - Último Segundo/Santafé Idéias |


Menezes Direito argumentou que, em sua compreensão, o motivo apresentado pelo delegado não justifica dispensa de comparecimento perante Comissão Parlamentar de Inquérito. O depoimento prestado à CPI na mesma data e horário do curso não evidencia nenhuma ofensa a direito líquido e certo a ser reparado mediante impetração de mandado de segurança, disse.

No mandado, o advogado pediu concessão de liminar para que seu cliente fosse ouvido depois de concluir o curso de aperfeiçoamento funcional, da Academia Nacional de Polícia, em Brasília. O curso de aperfeiçoamento da Polícia termina no dia 22.

O depoimento de Protógenes continua marcado para as 14h30, na CPI, mas o delegado ainda tem chance de não comparecer caso apresente outra justificativa. Até o momento, a secretaria da CPI não recebeu nenhum documento do delegado.

A decisão de recorrer ao STF foi tomada após a recusa do presidente da CPI, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), em adiar o depoimento do delegado que comandou o inquérito da Operação Satiagraha.

Protógenes Queiroz comandou a Operação Satiagraha da PF, que investigou crimes financeiros e foi convocado a depor como testemunha na CPI. Protógenes foi afastado do caso pela cúpula da PF, no mês passado.

Oficialmente, a razão de sua saída foi o curso de aperfeiçoamento na Academia Nacional de Polícia, em Brasília. Mas, nos bastidores, setores da própria PF e do governo avaliaram que ocorreram excessos na operação que provocou a prisão de 18 pessoas, entre elas o sócio-fundador do Grupo Opportunity, Daniel Dantas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o investidor Naji Nahas.

Leia mais sobre: Protógenes

    Leia tudo sobre: protogenes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG