é para ontem , diz Dilma - Brasil - iG" /

Definição de regras do pré-sal é para ontem , diz Dilma

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou de ministros e auxiliares que as regras que vão nortear a exploração das áreas de petróleo do pré-sal devem estar prontas o quanto antes. Na última quarta-feira, o presidente se reuniu com os representantes das diversas áreas do governo que tratam do tema. Segundo a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a proposta do novo marco regulatório do setor de petróleo ainda está em elaboração.

Reuters |

"Quando as definições estiverem mais claras no que tange a pontos fundamentais, nós divulgaremos. Para quando? Para ontem", disse a ministra nesta segunda-feira em entrevista coletiva.

"A ordem do presidente é que seja o prazo mais rápido possível, desde que não comprometa a qualidade. É essa a definição", acrescentou.

De acordo com Dilma, a ordem no governo é evitar fazer comunicados parciais porque este é um tema sensível.

"É um assunto que merece toda a nossa consideração, que deve ser tratado com o devido cuidado e que vai afetar as relações nessa área por muitos anos", argumentou a ministra.

O governo debate internamente se há a necessidade da criação de uma estatal para gerir as reservas de petróleo localizadas na camada pré-sal e qual modelo de exploração será adotado. Atualmente, o Executivo realiza leilões de licitação das concessões. Estuda-se o modelo de partilha da produção, o qual garantiria maiores ganhos ao Estado.

(Reportagem de Fernando Exman)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG