Defesa Civil nacional alerta para fortes chuvas em 12 estados neste fim de semana

BRASÍLIA - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí, Amazonas, Roraima, Tocantins, Espírito Santo e Distrito Federal. O sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém o tempo instável com pancadas de chuva nestes locais nesta sexta-feira e sábado.

Redação |

Acordo Ortográfico

Segundo os modelos de previsão numérica de tempo, o total de chuva no litoral sul da Bahia pode superar os 70 milímetros (a média de chuva para o mês varia entre 150 e 200 milímetros). Em várias regiões do Brasil de sexta-feira até domingo, há o risco de fortes chuvas, acompanhadas de descargas elétricas, como na Bahia, Amazonas, Maranhão e Pará.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros, pois devido às freqüentes chuvas, o solo está bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos. Além disso, recomenda-se orientar a população para evitar áreas de alagamentos e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais.

Os alertas preventivos emitidos para os Estados do Espírito Santo e Roraima são baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec). Os demais alertas são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Cptec.

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: chuvasdefesa civilraio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG