Defesa Civil alerta Rio, São Paulo e Espírito Santo sobre fortes chuvas

RIO DE JANEIRO ¿ As Defesas Civis de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo receberam alerta de chuva forte enviado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional. O alerta vale para esta terça-feira até domingo (30).

Redação |

Acordo Ortográfico

O tempo permanecerá instável em parte da região Sudeste. As fortes chuvas que caem na região têm sido causadas devido a Zona de Convergência do Atlântico Sul, sistema meteorológico que mantém precipitações nos territórios carioca e capixaba. Prevê-se que em 24 horas, o total de chuva acumulada pode passar da casa dos 60 milímetros. A média mensal varia entre 120 e 180 milímetros.

Nesta quarta e quinta-feira, áreas de instabilidade geram nuvens carregadas mantendo as condições de chuva no sul, nordeste e norte de São Paulo. Há um alerta que esta pode vir a ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros, pois devido às frequentes chuvas, o solo está bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos. Além disso, recomendamos orientar a população para evitar áreas de alagamentos e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para o ES, RJ e SP são baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: alertachuvasdefesa civilespírito santorio de janeirosão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG