Defesa Civil alerta para temporais em três Estados e Distrito Federal

As Defesas Civis de três Estados e do Distrito Federal foram alertadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, por conta da possível ocorrência de chuvas fortes. De acordo com a Sedec, até a noite desta sexta-feira os temporais devem atingir os Estados do Maranhão, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Em alguns momentos, a chuva poderá ser acompanhada por raios.

Redação com Agência Estado |

Acordo Ortográfico

A Sedec recomenda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros, pois devido às frequentes chuvas, o solo está bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos. Além disso, a população deve evitar áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios. Os alertas foram baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cpetc) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Santa Catarina

As três contas bancárias abertas para ajudar as vítimas das inundações em Santa Catarina contabilizam mais de R$ 2 milhões . Dessa valor, R$ 800 mil correspondem a doações de bancos e o restante de empresas e particulares. Nesta quinta-feira, foram abertas mais duas. As enchentes que atingiram o Estado deixaram 100 mortos e 19 pessoas seguem desaparecidas, de acordo com o último boletim da Defesa Civil.

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta que, apesar de a tendência ser de baixar a água lentamente nos próximos dias, ainda há risco de deslizamentos nas encostas. O tempo vai permanecer instável na faixa leste do Estado, em especial da Grande Florianópolis.

Rio de Janeiro

O total de desabrigados por conta das chuvas que atingem o Estado do Rio de Janeiro subiu de 397 para 833 , segundo balanço da Coordenação da Defesa Civil do Estado divulgado nesta sexta. Desse total, 436 desabrigados são do município de Campos de Goytacazes, que foi atingido pelas fortes chuvas na noite de quinta-feira. Três pessoas morreram no Estado, uma em Volta Redonda e duas em Rio Bonito.

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) ressalta que as chuvas dos últimos dias já afetaram mais de 215 mil pessoas em todo Estado.

Veja também

Leia mais sobre: temporais

    Leia tudo sobre: enchente

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG