Defesa Civil alerta para chuva forte em oito Estados

BRASÍLIA - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, divulgou alerta de chuva forte nesta segunda-feira e na terça-feira em oito estados: Piauí, Maranhão, Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Agência Brasil |

Segundo a Sedec, áreas de instabilidade tropicais dão origem a nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva entre a tarde de hoje e amanhã no centro-sul do Piauí, no oeste e sul da Bahia e no centro-sul do Maranhão. Em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

Áreas de instabilidade associadas à atuação do sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul mantêm as pancadas de chuva hoje no nordeste e norte de Mato Grosso do Sul e no leste, centro e norte de São Paulo. Em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40 e 50 quilômetros por hora. O alerta é válido para amanhã no leste, nordeste e norte do Mato Grosso de Sul e para todo o estado de São Paulo.

Hoje e amanhã os ventos úmidos que sopram do mar formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva ocasional em Santa Catarina, particularmente no litoral sul, na Grande Florianópolis, no litoral norte e Vale do Itajaí; no litoral e leste do Paraná e no nordeste do Rio Grande do Sul. A Sedec alerta que a chuva pode ser de forte intensidade e persistente em tais áreas.

Os alertas emitidos pela secretaria são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cpetc) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Leia mais sobre: chuva

    Leia tudo sobre: chuvas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG