Defesa Civil alerta para chuva forte em 14 Estados e Distrito Federal

BRASÍLIA - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de Goiás, Amazonas, Paraná, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amapá, Rondônia, Acre, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O alerta é válido até o fim desta quinta-feira.

Redação com Agência Estado |

As pancadas de chuva podem ser acompanhadas de descargas elétricas e de ventos com velocidades entre 40 e 60 km/h, principalmente nas regiões oeste, noroeste, centro-sul e Triângulo Mineiro.

Os alertas preventivos emitidos para Rondônia, Pará, Acre, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro foram baseados em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Os demais alertas tiveram como base as informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Cptec.

Chuvas no Sul do País

A forte chuva desta quarta-feira danificou o telhado do prédio do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), alagando o saguão. Uma das calhas que recolhe água do telhado teria se rompido. A água invadiu as lojas de venda de passagens das empresas aéreas TAM e Gol, além de uma agência de viagens instalada dentro do aeroporto e a nova sala de embarque.

AE/Guto Kuerten/Agência RBS
Uma das calhas que recolhe água do telhado teria se rompido

No sul do Estado do Rio Grande do Sul, a chuva deixou estradas interrompidas e famílias ilhadas. A estrada que liga Rio Grande a Santa Maria (BR-392) está com o trânsito interrompido em mais de 10 quilômetros, entre Pelotas e Canguçu. A cidade de Tucuruçu está isolada devido a inundações na BR-116.

A água chega até meio metro nos quilômetros 471, 492 e 510. A cabeceira da ponte que fica no quilômetro 92, próximo ao município de Morro Redondo, está comprometida, o que obrigou a Polícia Rodoviária Federal a interditar o trecho da rodovia. Um trem descarrilou e tombou sobre a BR-392, entre Pelotas e Canguçu, por volta da 1h desta quinta-feira. O veículo bloqueou totalmente a pista na altura do quilômetro 65.

Além disso, há alagamentos de pista entre os quilômetros 64 ao 68 em razão das chuvas. A chuva, que se aumentou de intensidade no final da noite, também provocou a queda de uma ponte caiu na BR-293, altura do quilômetro 16, município de Capão do Leão, interditando completamente a pista, próximo ao entroncamento com a BR-116.

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: chuvasprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG