Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar em nove Estados

SÃO PAULO ¿ A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, emitiu alerta a nove Estados em razão de uma massa de ar seco que deve provocar baixos índices de umidade relativa do ar. Os Estados que devem registrar baixos índices são Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Bahia, Rondônia, Maranhão, Minas Gerais e Distrito Federal.

Redação |

 Nesta terça-feira, o norte do Estado de São Paulo e o norte e nordeste do Mato Grosso do Sul devem ficar em alerta, pois a umidade relativa mínima ficará abaixo dos 30%. Em algumas localidades do sul do Mato Grosso, do centro-sul do Tocantins e centro-oeste, norte e sul de Goiás, o índice de umidade poderá ser mais crítico, podendo chegar a 20%.

Para enfrentar o clima seco, a Secretaria Nacional de Defesa Civil aconselha que a população evite a prática de atividades ao ar livre e a exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica ainda mais baixa. A Defesa Civil orienta ainda a ingestão de bastante líquidos, para evitar problemas de desidratação.

Chuva forte no Sul do país

Já no Sul do país, a previsão é de chuva forte nesta segunda-feira. Segundo o Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec), áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma nova frente fria provocarão pancadas de chuva no Rio Grande do Sul. Há risco de temporais isolados, com descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 km/h, especialmente no oeste, sul e centro do Estado.

A instabilidade persistirá sobre o norte gaúcho nesta terça-feira, e o deslocamento de uma nova frente fria pelo litoral sul do Brasil provocará pancadas de chuva no Paraná e em Santa Catarina.

    Leia tudo sobre: climatempoumidade

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG