Decoração consciente

Decoração consciente Por Eleni Trindade Carregados de história e originalidade, objetos e móveis antigos são usados na decoração e construção para dotar os ambientes de personalidade. Não há uma regra.

Agência Estado |

Tudo vai depender do gosto pessoal do dono da casa, mas é muito interessante combinar peças antigas com o mobiliário atual para aquecer, tirar a frieza das linhas de móveis modernos", destaca a arquiteta Clélia Regina Angelo.

Segundo ela, mesas laterais, aparadores e cômodas antigas valorizam os ambientes. "Caixas, abajures e luminárias também dão um caráter diferenciado aos ambientes e podem ser usados em salas de estar e jantar, hall de entrada e quartos", acrescenta. "Peças como cristaleiras antigas são boas alternativas na decoração, pois além de serem verdadeiras obra de arte, podem ser usadas para guardar coleções de objetos. Assim, mesmo que não sejam móveis de família, terão ligação com a história do morador."

Mas além de objetos decorativos, os móveis antigos também podem ser úteis na residência, acredita Ubiratã Archanjo dos Santos, um dos proprietários do O Velhão, espaço em São Paulo que vende antiguidades e material de demolição e faz restaurações. "Hoje muitas pessoas moram em espaços reduzidos e, além de decorarem a casa com peças exclusivas, podem usá-las para guardar objetos e aproveitar os espaços. Armários, cômodas, aparadores e penteadeiras com espelhos são excelentes para desempenhar esse papel", afirma ele. "O mais importante é a pessoa gostar da peça e se sentir bem com o que está comprando."

Também fornecedor de materiais de demolição como assoalhos, portões, portas e janelas, Santos destaca que o principal atrativo dessas peças é a exclusividade que trazem para os projetos. "Além de conferir um diferencial às construções, são peças duráveis e resistentes, uma vez que estão disponíveis para utilização mesmo depois de anos de sua fabricação", diz.

Sempre que for usar material de demolição, diz ele, é importante procurar instaladores especializados que saibam lidar com esse tipo de produto. "Algumas peças têm imperfeições e características que exigem perícia do instalador, por isso a loja onde foi comprado o material deve instalar os produtos ou indicar mão-de-obra especializada".

Boxe:
DICAS
Conforme o estado,objetos de demolição custam até três vezes mais que similares novos porque são raros e feitos em material de grande durabilidade

Peça indicação na loja para contratar instaladores especializados, pois peças antigas podem ser danificadas se forem mal instaladas

Em dúvida sobre a peça que escolheu, solicite ao antiquário que leve o objeto à sua casa para experimentá-lo no local e tirar dúvidas. A maioria dos antiquários fornece esse serviçoC

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG