Decisão sobre casal Hernandes sai nos próximos dias

O que era para ser um julgamento simples se converteu numa operação da Polícia Federal em busca de uma testemunha que defenderia o casal Estevam e Sonia Hernandes. Durante audiência, a defesa tentou postergar e até converter o julgamento em novas diligências, suspendendo o processo no qual os fundadores da Igreja Renascer são acusados dos crimes de falsidade ideológica e evasão de divisas.

Agência Estado |

Em janeiro de 2007, eles tentaram entrar nos Estados Unidos com US$ 56 mil escondidos em malas, porta-CD e até uma Bíblia. O juiz Fausto de Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal, afastou a possibilidade de um adiamento e agora só cabe a ele a decisão final, que deve sair nos próximos dias.

O Ministério Público Federal desistiu de acusar o casal por falsidade ideológica, mas manteve a acusação de evasão de divisas. Já o advogado Luiz Flávio Borges D'Urso pediu a absolvição de seus clientes, argumentando que não há provas contra o casal no Brasil e nada nessa linha foi apresentada nos autos.

"Tecnicamente, para o crime de evasão o indivíduo precisa ser surpreendido e o dinheiro que eventualmente venha a ser apreendido em quantia acima do valor permitido precisa ser alvo de perícia para saber se não se trata de xerox colorido", disse. A defesa do advogado foi entregue por escrito em 37 laudas. Os Hernandes preferiram ficar calados na audiência.

Hoje seriam ouvidas seis testemunhas. Duas foram ouvidas no início da tarde, mas a terceira delas, Sergio Madaleno de Jesus, faltou ao julgamento. A defesa insistiu em ouvi-la, dizendo que era fundamental ao processo, e desistiu das outras três testemunhas. O juiz De Sanctis decidiu então acionar dois policiais federais e dois oficiais de Justiça para procurar a testemunha na rádio e na sede da Igreja Renascer.

Também aplicou multa contra ela no valor de 10 salários mínimos e instaurou um processo pelo crime de desobediência. Durante o julgamento, a bispa Sonia Hernandes demonstrou tensão e chegou a chorar ao lembrar do filho que está internado com problemas de saúde.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG