Daniel Day-Lewis será homenageado pelo cinema independente britânco

LONDRES ¿ A indústria de cinema independente do Reino Unido anunciou hoje que o ator Daniel Day-Lewis receberá o prêmio Richard Harris pela extraordinária contribuição ao cinema britânico.

EFE |

O ator, de 52 anos, levará a distinção na festa de entrega dos prêmios do cinema independente do Reino Unido, marcada para 6 de dezembro em Londres.

Day-Lewis, de cidadania inglesa e irlandesa, já ganhou o Oscar de Melhor Ator em 2008, por "Sangue Negro" e em 1990, pela atuação em "Meu Pé Esquerdo", entre outros prêmios ¿ um Globo de Ouro, três prêmios Bafta (o Oscar britânico) e dois prêmios do sindicato de atores dos Estados Unidos, além de uma dezena de indicações.

A crítica especializada começa a apontá-lo como um dos possíveis indicados ao Oscar de Melhor Ator pela interpretação no musical "Nine", dirigido por Rob Marshall.

Em 1993, Daniel Day-Lewis protagonizou "Em nome do pai", filme sobre o atentado a bomba de 1974 do IRA (Exército Republicano Irlandês) que matou cinco pessoas num pub de Guilford, arredores de Londres. A produção é considerada uma das "obras-primas" do cinema das ilhas britânicas, e rendeu ao ator mais uma indicação ao Oscar. Ele também foi nomeado em 2002, por "Gangues de Nova York".

Reservado e meticuloso, Daniel Day-Lewis é famoso pela intensidade na preparação de seus personagens. Ele reconheceu publicamente que passou algum tempo em uma cadeira de rodas antes de "Meu pé esquerdo" e que chegou a esfolar animais para preparar "O último dos moicanos".

    Leia tudo sobre: daniel day-lewis

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG