Cúpula do PT cria brecha para analisar mais uma vez aliança com PSDB em Minas

BRASÍLIA - A Comissão Executiva Nacional do PT decidiu, após reunião realizada nesta segunda-feira da sede do partido em Brasília, estabelecer prazos para julgamento de alianças com partidos de oposição para eleições municipais. Na prática, a cúpula petista abriu uma brecha para uma nova decisão sobre a coligação com tucanos em Belo Horizonte, que havia sido vetada em reunião na semana passada.

Rodrigo Ledo ¿ Último Segundo/Santafé Idéias |

  • PT de Minas desafia executiva e lança vice na chapa em BH
  • Paulo Moreira Leite: como Kassab conquistou Quércia e mudou a eleição


    O secretário de comunicação do PT, Gleber Naime, comunicou os prazos para o pedido de alianças e para recursos tentando evitar a todo custo conflitos adicionais com os petistas do diretório municipal do partido em Belo Horizonte, que chegou a cogitar ir à Justiça para realizar a aliança com o PSDB.

    Segundo Naime, absolutamente todos os diretórios municipais que tiverem a intenção de ter uma aliança com oposicionais serão julgados até o dia 26 de maio, e isso não exclui Belo Horizonte.

    "Acredito que a Comissão Executiva Nacional não irá mudar sua decisão. Mas quem quiser fazer aliança com o PSDB, o DEM e o PPS devem comunicar o diretório estadual até 10 de maio e, no caso de cidades com mais de 200 mil habitantes e com propaganda eleitoral na TV, serão julgados no dia 26", explicou Naime.

    Outro indicativo de que os petistas de Belo Horizonte terão outra chance, mesmo com o discurso resistente da cúpula é o reconhecimento de Cléber Naime de que todo e qualquer caso poderá ter um recurso para avaliação no Diretório Nacional do PT, que é uma instância superior a Comissão Executiva Nacional.

    "O diretório nacional sempre é uma instância de recurso", desconversou o secretário de comunicação do PT.

    Eleições 2008


    Leia mais sobre: PT  -  PSDB - Eleições municipais

    • Leia tudo sobre: pt

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG