pontapé de reforma - Brasil - iG" /

Cunha: debate da reeleição pode ser pontapé de reforma

Ao propor o fim da reeleição e o mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos, inclusive de senadores, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) afirmou hoje que essa mudança poderá ser o embrião da reforma política. Na quarta-feira, ele formalizará a proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, ao apresentar relatório às mais de 50 emendas constitucionais que tratam desse assunto.

Agência Estado |

"O debate da reeleição pode ser o pontapé da reforma", disse o deputado. Se o relatório for aprovado na CCJ, a etapa seguinte será discuti-lo em uma comissão especial antes de ir ao plenário.

O deputado vai estabelecer a coincidência dos mandatos, o que significa reduzir o dos senadores, de oito para cinco anos. Já os deputados teriam mais um ano de mandato, passando de quatro para cinco anos. O mesmo aconteceria com o presidente da República, governadores, prefeitos, vereadores e deputados federais e estaduais. Essa mudança só entraria em vigor a partir de 2014, mas o deputado admite negociar a antecipação para 2010. "Vai depender do acordo", afirmou. Informalmente, João Paulo tem conversado sobre o fim da reeleição e a consciência de mandatos com líderes dos partidos aliados ao governo e da oposição, de quem tem obtido boa receptividade.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG