Cultura carioca também se manifesta contra medida de Ibsen

A manifestação contra a emenda de Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) sobre a divisão dos royalties do petróleo no Rio de Janeiro atraiu representantes dos mais diversos segmentos da sociedade carioca. Na área cultural, as críticas à medida foram incisivas.

Rodrigo de Almeida e Valmir Moratelli, iG Rio |

AE
Multidão participa de protesto no Rio

Multidão participa de protesto no centro do Rio de Janeiro

Secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, considerou que a proposta de Ibsen ataca o princípio federativo. Estou aqui para defender a cultura do Rio, mas acima de tudo para defender o meu Estado. Caso essa emenda passe, afetará os investimentos em todas às áreas, educação, saúde, cultura. É uma emenda contra o Brasil e não contra o Rio, porque ataca o princípio federativo. Ela é demagógica e faz parecer que o Rio está querendo algo que é de todos.

O maestro Roberto Minczuk, presidente da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), seguiu a mesma linha da secretária. Segundo ele, a emenda provoca uma disputa entre os estados.

Não podemos deixar o Brasil dar um tiro no pé. Uma ação contra o Rio é contra o Brasil. A bailarina Ana Botafogo também esteve presente à passeata. Precisamos pensar no nosso futuro e não perder esse dinheiro.

Presisente do Theatro Municipal, a cineasta Carla Camuratti disse que essa verba não faria falta a outros estados tanto quanto fará ao Rio. Já basta termos perdido a cobrança do CPMF sobre o petróleo. A tentativa de tirar esse dinheiro do Rio é claramente uma demonstração dos fins eleitoreiros em nossa política.

Perfeito Fortuna, presidente da Fundição Progresso, também foi à passeata protestar contra a emenda Ibsen. Essa política muquirana quer estragar o clima de paz que havia entre os governos estadual, federal e municipal. São um bando de idiotas que não gostam do Rio de Janeiro. Mas vamos reverter isso com a força do povo. 

André Durão

Cariocas protestam contra divisão dos royalties do petróleo no Rio

Leia também:


Leia mais sobre:

Emenda Ibsen

    Leia tudo sobre: protesto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG