Cuba entrega aos EUA cópias digitalizadas de documentos de Hemingway

Washington, 30 jan (EFE).- As cópias digitalizadas de mais de 3.

EFE |

000 cartas e manuscritos que Ernest Hemingway escreveu em Cuba estarão disponíveis dentro de poucos meses para os pesquisadores na biblioteca John F. Kennedy em Boston (EUA), graças a um acordo entre ambos os países.

A imprensa americana publicou hoje que as cópias dos documentos já se encontram na biblioteca que leva o nome do ex-presidente.

Segundo o jornal "Worcester Telegram", os documentos foram examinados nesta quinta-feira de maneira superficial e espera-se que estejam à disposição dos pesquisadores no final da primavera (hemisfério norte).

Cuba e Estados Unidos acertaram no ano de 2002, graças à intercessão do congressista democrata James McGovern, um plano para preservar milhares de fotografias, cartas e outros documentos do romancista americano que se encontram em Finca Vigia, lar em Cuba do escritor e jornalista durante 21 anos.

A coleção inclui provas corrigidas de "O Velho e o Mar", um roteiro de cinema baseado no romance, um final alternativo de "Por quem os Sinos Dobram" e milhares de cartas, incluindo correspondência dos escritores Sinclair Lewis e John Dos Passos e da atriz Ingrid Bergman.

Em declarações à imprensa, McGovern mostrou sua satisfação pelos documentos recebidos e disse que o acordo com Cuba foi uma cooperação histórica entre ambos os países.

O congressista considerou que esta troca pode ser um passo rumo a uma relação mais racional e madura entre os dois países.

McGovern considerou que Hemingway (1899-1961) pode ser a ponte que permita a ambos os países "ter uma relação boa e sólida".

Fontes do Museu de Hemingway em Cuba disseram à Agência Efe em dezembro passado que a partir de 5 de janeiro as cópias digitalizadas da coleção de Finca Vigia, que contém textos não literários inéditos, iam estar disponíveis aos interessados e pesquisadores. EFE elv/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG