Cronologia da greve da Polícia Civil de SP

Os protestos da Polícia Civil de São Paulo, por melhores salários, começaram em 13 de agosto, quando em assembléia ¿ realizada no dia 20 de julho ¿ a categoria decidiu iniciar uma paralisação por reajuste salarial de 200%, aposentadoria especial e direito de eleger diretamente o delegado-geral.

Redação com agências |

Os policiais decidem suspender a greve, que havia durado apenas um dia e tido a adesão de 40% da categoria, e tentam negociar. A proposta apresentada, em audiência de reconciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), porém, não é aceita. O governo de São Paulo havia oferecido a extinção da 5ª classe (1º nível quando o delegado ingressa na carreira) e elevação do piso salarial da categoria em 27%.

Em nova reunião, realizada em 5 de setembro, governo e policiais rejeitaram nova proposta do TRT, de12% de aumento em 2009 e 10%, em 2010. Com mais um fracasso nas negociações, os policiais civis decidem, em 9 de setembro, iniciar a chamada operação-padrão, em que apenas casos emergentes são atendidos.

Em 16 de setembro, a categoria parou novamente e pediu aumento de 29% até 2010. O governo propôs 27,9% para o piso salarial dos delegados. Na semana passada, a categoria suspendeu a paralisação por 48 horas, na tentativa de dialogar com o governo. A expectativa era de que fosse feita uma nova proposta. O que não ocorreu.

Sem acordo, categoria continuou a paralisação que, segundo o sindicato, hoje tem adesão de 80% da categoria. Em 16 de outubro, com um mês de greve, um ato em frente ao Palácio dos Bandeirantes, terminou em confronto entre as polícias civil e militar. Na pancadaria, 24 pessoas ficaram feridas.

Novo protesto foi realizado no dia 23 de outubro na Assembléia Legislativa. Desta vez, os manifestantes foram recebidos pelos deputados e apresentaram suas reivindicações. Em 28 de outubro, uma manifestação na Praça da Sé reuniu cerca de 3 mil policiais, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A Polícia Militar foi deslocada no local para evitar confronto.

(*com informações da Agência Estado)

    Leia tudo sobre: greve da polícia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG