Críticos em Cannes elogiam filmes sombrios

Por Mike Collett-White, de CANNES (Reuters) - Um documentário animado sobre a invasão israelense do Líbano em 1982 e um retrato corajoso da máfia napolitana estão entre os filmes mais bem cotados até agora no festival de cinema de Cannes, que inicia sua segunda metade.

Redação com Reuters |

O público está, de modo geral, impressionado com a qualidade dos 11 filmes exibidos até agora dentro da competição oficial, e os críticos também destacaram várias descobertas de valor feitas fora da competição.

"Normalmente, nesta fase do festival já teríamos assistido a mais trabalhos lamentáveis", disse o escritor e crítico de cinema Mark Cousins, que cobre o festival pela 18ª vez. "Para mim, é um marco alto de qualidade, embora, é claro, não saibamos o que ainda está por vir."

Entre seus favoritos para a Palma de Ouro, dada ao filme escolhido como o melhor pelo júri do festival, está "Valsa com Bashir", a tentativa do diretor Ari Folman de reunir memórias enterradas do massacre de palestinos em 1982 nos campos de refugiados de Sabra e Shatila, em Beirute.

Folman emprega a animação para recriar entrevistas com soldados israelenses que fizeram o serviço militar com ele naquela época.

O crítico Kirk Honeycutt escreveu no Hollywood Reporter: "A paleta quase monocromática de Folman permite ao espectador absorver o horror das atrocidades, sem, entretanto, qualquer fixação pornográfica no sangue derramado."

O trabalho italiano "Gomorra" foi saudado por sua coragem ao retratar o mundo brutal da máfia Camorra, em Nápoles.

O filme é baseado no livro best-seller sobre o grupo escrito pelo jornalista Roberto Saviano, que vive sob proteção policial há dois anos.

Os dois filmes são vistos como políticos, fato que pode lhes auferir uma vantagem se o presidente do júri, Sean Penn, quiser destacar a relevância atual dos filmes além da habilidade cinematográfica de seus criadores, na cerimônia de premiação que terá lugar no domingo.

Turquia, França e Bélgica impressionam

"Três Macacos", filme turco que conta uma história sombria de segredos familiares e é dirigido por Nuri Bilge Ceylan, lidera o ranking informal dos críticos publicado diariamente pela Screen International em Cannes.

Na mesma apuração da revista Screen, aparecem na segunda e terceira posição, respectivamente, a animação israelense "Valsa com Bashir" e "O Silêncio de Lorna", dos irmãos belga Dardenne. A crítica francesa também aposta no drama familiar francês "Um Conto de Natal", e, a julgar pela recepção na exibição, "The Exchange", de Clint Eastwood, também tem boas chances.

A América do Sul é representada por quatro filmes na competição principal, três dos quais já foram exibidos. "Ensaio sobre a Cegueira", que abriu o festival, é falado em inglês e dirigido por Fernando Meirelles. Embora filme não tenha encontrado grande ressonância junto à crítica, os dois filmes sul-americanos seguintes impressionaram mais: o drama carcerário "Leonera", da Argentina, e o outro concorrente brasileiro na disputa, "Linha de Passe", de Walter Salles.

"Ainda não vi um filme sul-americano aqui que me pareça que tenha condições de ganhar a Palma de Ouro", disse Mark Cusins.

O chinês em estilo documentário "24 City", de Jia Zhangke, vem dividindo opiniões, e os críticos desaprovaram o drama filipino "Serbis" (Serviço).

Centenas de outros filmes estão sendo exibidos fora da competição, e os críticos consideraram um dos melhores o drama "Hunger", um relato contundente da greve de fome fatal do militante do IRA Bobby Sands. O diretor britânico Terence Davies também causou boa impressão com seu documentário sobre Liverpool, "Of Time and the City".

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Com informações da Agência Ansa

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