caiu 82% em relação ao mesmo período do ano passado." / caiu 82% em relação ao mesmo período do ano passado." /

Crise financeira vai ajudar na queda do desmatamento, diz Minc

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, atribuiu nesta sexta-feira a queda no desmatamento no último semestre de 2008 ao conjunto de ações do governo no combate à derruba ilegal de árvores. O comentário do ministro diz respeito aos dados divulgados hoje pela organização não-governamental Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) os quais revelam que, agosto e dezembro de 2008, o desmatamento na Amazônia http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/01/23/desmatamento+na+amazonia+caiu+82+segundo+a+organizacao+nao+governamental+imazon+3565983.html target=_topcaiu 82% em relação ao mesmo período do ano passado.

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |

De acordo com Minc não se pode atribuir essa diminuição no desmatamento à crise financeira internacional. Mas, segundo ele, o corte raso da mata poderá cair ainda mais quando a inflexão da economia mundial impactar o comércio brasileiro, uma vez que há relação entre a baixa dos preços agropecuários no mercado internacional e a queda do desmate. "Não achamos razoável atribuir essa queda à crise, cujo efeito maior será a partir de abril", observou.

Se esta previsão se concretizar, na avaliação do ministro, o governo poderá manter o desmate abaixo de 10 mil quilômetros quadrados ao ano. O menor índice registrado até hoje pelo ministério do Meio Ambiente foi em 1991, quando, durante o governo Collor, foram verificados 11 mil quilômetros quadrados devastados.

O monitoramento do Imazon registrou 635 quilômetros quadrados de desmatamento entre os meses pesquisados, contra 3.433 quilômetros quadrados no mesmo intervalo do ano anterior. A taxa de desmatamento, entretanto, pode ser ainda maior, pois os satélites atuaram sob céu encoberto por nuvens. Além disso, diz o relatório, a parte do Maranhão que integra a Amazônia Legal não foi analisada.

Leia também:

Leia mais sobre desmatamento na Amazônia

    Leia tudo sobre: desmatamento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG