SÃO PAULO - Dos 11.896 casos de intoxicação por produtos de limpeza registrados no País em 2008, 5. 512 (46%) ocorreram em menores de 12 anos, segundo informações da Agência Brasil.

De acordo com a coordenadora do Sistema Nacional de Informação Tóxico-Farmacológica (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rosany Bochner, as crianças costumam ser a maior parte das vítimas desse tipo de intoxicação por falta de cuidado dos adultos em seguir recomendações de segurança.

A utilização de produtos de limpeza clandestinos, geralmente produzidos em fábricas de fundo de quintal, também é outro fator preocupante que aumenta os riscos de intoxicação.

Além das crianças, donas de casa são vítimas de intoxicação por produtos de limpeza, principalmente por causa da mistura entre as fórmulas. Segundo Rosany, a facilidade de compra desses produtos em supermercados diminui a preocupação em relação aos riscos. "Se esses produtos fossem comprados de uma maneira mais difícil, com mais controle, talvez as pessoas tivessem mais cuidado.

Leia mais sobre: intoxicação

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.