Crianças e adolescentes são retirados de área conhecida como Cracolândia no Rio

RIO DE JANEIRO - Cerca de 60 crianças e adolescentes, com idades entre nove e 17 anos, foram retirados nesta quarta-feira do local conhecido como Cracolândia, na Favela do Jacarezinho, zona norte do Rio, em mais uma operação Choque de Ordem promovida pela prefeitura do Rio de Janeiro. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e, em seguida, levados para a Vara da Infância e da Juventude.

Redação com Agência Brasil |

Policiais civis e militares, guardas municipais e agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública participaram da ação, que também demoliu casas irregulares com o auxílio de marretas e uma retroescavadeira. Há cerca de dois meses, as polícias Civil e Militar investigavam casos de consumo de drogas e furtos na região.

De acordo com o delegado Fábio Cardoso, coordenador da operação, a maioria das casas demolidas estava construída embaixo da linha 2 do metrô, entre as estações de Triagem e Maria da Graça. O espaço era usado como esconderijo pelos menores e também era área de prostituição. No local também foi encontrado um depósito clandestino de gás, onde eram armazenados cerca de dez cilindros.

Essas construções eram utilizadas como refúgio por menores que praticavam furtos e roubos na região. Tivemos a informação que no local algumas menores se prostituíam para conseguir dinheiro e pagar pela droga que consumiam.

Duas famílias, que moravam nas casas derrubadas e que, segundo Cardoso, não estavam envolvidas com o crime, foram levadas para um abrigo da prefeitura do Rio. Outros moradores foram para a casa de parentes. Não houve resistência e nem apreensão de armas ou drogas.

Para o secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, a desordem e a bagunça no entorno proporcionaram o ambiente de tráfico de drogas e de prostituição infantil. Segundo ele, novas medidas serão tomadas para evitar nova ocupação irregular naquela região.

Se for necessário nós vamos entrar aqui novamente outras vezes. Não podemos cruzar os braços para este problema. Isso é um problema social gravíssimo e a nossa intervenção era realmente necessária, afirmou.

Por causa da operação, o trânsito ficou complicado durante toda a manhã nas avenidas Dom Hélder Câmara e Democráticos, na altura do bairro Maria da Graça.

Leia mais sobre: Choque de Ordem

    Leia tudo sobre: choque de ordemcrackcracolândia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG