Criança morre soterrada em deslizamento de terra em Ubatuba, no litoral de São Paulo

UBATUBA - Um menino de 8 anos morreu soterrado na manhã desta sexta-feira em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, durante um deslizamento de terra que atingiu a casa onde morava, no bairro Estufa 2.

Lecticia Maggi, iG São Paulo |

Segundo a prefeitura da cidade, a casa estava localizada em uma área de encosta, próxima à rodovia Rio Santos. A criança, provavelmente, foi soterrada enquanto dormia. Quando os bombeiros chegaram ao local e retiraram os escombros, encontraram o menino já sem vida em cima da cama.

AE
Ruas viram rios na cidade de Ubatuba

Conforme a Defesa Civil, diversos bairros do município estão alagados e chove sem parar desde a 1h30 desta sexta-feira. O Parque Guarani é um dos locais mais atingidos, onde diversas famílias precisaram ser retiradas de suas casas e foram levadas a um ginásio municipal. A Prefeitura ainda contabiliza o número de desabrigados.

Grande São Paulo

Na Grande São Paulo, as chuvas provocaram diversos deslizamentos, que deixaram seis mortos . O último caso confirmado foi a morte de um adolescente, na cidade de Mauá, na noite de quinta-feira. Um casal segue desaparecido no Parque São Rafael, zona leste da capital paulista, e os bombeiros consideram que eles estejam soterrados.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou 47 pontos de alagamento durante a chuva. Nesta sexta-feira, ainda há um ponto intransitável , localizado rua Capachos. 

Interior do Estado

Em Hortolândia, na região de Campinas, a chuva dequinta-feira provocou o transbordamento do Rio Jacuba. Diversas ruas e imóveis nos bairros João Luiz, Parque Berom, Jardim do Lago, Carmem Cristina, Jardim Paineiras, Jardim Sumarezinho, Recanto Campineiro, Jardim São Francisco e Centro foram inundadas. Não há informações sobre mortos ou feridos.

Segundo testemunhas, dois veículos caíram no rio e desapareceram na região central da cidade. Porém, até o fim da manhã desta sexta-feira a informação não havia sido confirmada pelas equipes de buscas do 7º Grupamento de Bombeiros (7ºGB).

Parte do muro externo do Presídio Ataliba Noqueira, situado na antiga Estrada Campinas-Monte Mor, caiu. A estimativa é de que cerca de 60 famílias terão de deixar suas casas e serem abrigadas no Complexo Esportivo Singular. Há resistência de alguns moradores para deixarem suas residências, preferindo aguardar as águas baixarem.

Em Sorocaba, a chuva durou aproximadamente duas horas e causou enxurradas, alagamentos e inundações em vias públicas e imóveis, deixando pessoas e veículos ilhados. De acordo com a Defesa Civil, o Rio Sorocaba transbordou e inundou residências ribeirinhas nos bairros Lopes de Oliveira, Mineirão e Santo André.

No bairro João Romão, um garoto de 11 anos teve o pé preso em uma boca-de-lobo e caiu no bueiro. Ele sofreu ferimentos leves e foi levado ao Pronto-Socorro (PS) do Hospital Regional, onde foi medicado e liberado. No bairro Lopes de Oliveira, uma mulher de 24 anos foi arrastada pela enxurrada, resgatada por moradores e socorrida ao mesmo hospital com uma contusão na cabeça. Ela também foi medicada e liberada.

Em Tatuí, a chuva durou pouco mais de uma hora e alagou ruas e imóveis, além de provocar queda de muros. No bairro Jardim Palmira, duas casas foram interditadas. As famílias foram alojadas em casas de parentes.

*Com informações da Agência Estado

Veja imagens dos estragos causados pelas chuvas:

Leia também:

Leia mais sobre: chuva

    Leia tudo sobre: chuvamorteubatuba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG