A novela global Caminho das Índias promete, como demais folhetins da emissora, lançar tendências no País. No entanto, nem tudo deve atrair a atenção das brasileiras.

Uma das atrizes de Bollywood - a Hollywood indiana - mais famosas, Priyanka Chopra, é garota-propaganda do cosmético que gera milhões de dólares no país, mas tem provocado muita polêmica sobre o tom de pele. O clareador de rosto chamado White Beauty.

O creme provocou um levante feminista ao colocar na propaganda a atriz reconquistando um amor, antes rejeitado, ao branquear a pele com o tal produto. As feministas acusam o comercial de racista e sexista (a ideia de ficar branca para segurar o homem), enquanto o fabricante argumenta que o conceito de beleza no Ocidente está ligado ao rejuvenescimento e, na Ásia, à pele mais clara. Há ainda aqueles que não veem nada demais na opção estética das orientais.

"White Beauty é um creme que tem a proposta de clarear e iluminar a pele. É composto por licopeno (antioxidante naturalmente encontrado no tomate), pró vitamina B3 e filtro solar", conta a dermatologista Carla Albuquerque. Segundo a especialista, o creme clareia a pele de forma discreta, funcionando mais como um hidratante e protetor do sol. "A princípio, não causa riscos à saúde. O único risco é causar alergia na pele, mas todo cosmético tem esse potencial."

Do lado de cá, as brasileiras ainda se sentem atraídas pela cor bronze. Apesar da ostentação da marca do biquíni ter sido mais exagerada na década de 1970, a mania de sol parece ter diminuído e a tribo das caras-pálidas colhem frutos com pele saudável e jovem. Para chegar ao tom do verão, aquelas que querem evitar o envelhecimento precoce se utilizam de outros recursos, como autobronzeadores e hidratantes tonalizantes.

Sensibilidade

Segundo o dermatologista Marcelo Bellini, as pessoas de pele clara apresentam sinais de envelhecimento mais precocemente. "Em geral, este tipo de pele pode apresentar menos espessura e menor quantidade de colágeno e fibras de sustentação, tornando perceptível o aparecimento de linhas de expressão e rugas. Se a pessoa tem olhos claros apresenta intolerância maior à luminosidade e, assim, força mais a musculatura ao redor dos olhos, realçando sinais de pés de galinha ou rugas de preocupação."

Ainda de acordo com o médico, o envelhecimento da pele muito clara resulta de uma combinação de fatores: genéticos (tipo de pele e perfil familiar), estresse, fumo e, principalmente, a exposição à luz solar. No caso dos morenos que tomam muito sol, observa que a radiação dia após dia provoca o envelhecimento precoce, linhas de expressão, redução do colágeno, aparecimento de pequenos vasos, além de manchas nas mãos e no rosto. Resumindo, o sol faz mal para qualquer tipo de pele.

AE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.