CPTM, Metrô e EMTU/SP operam com esquema especial durante o feriado de 1º de Maio

SÃO PAULO - Por conta de festividades promovidas pelas centrais sindicais nas regiões norte e sul da cidade, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o Metrô e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de São Paulo programam operações especiais durante a quinta-feira, 1º de maio, dia do trabalho. Nos outros três dias também serão acionados esquemas operacionais distintos. Veja como ficará o funcionamento das empresas vinculadas à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos:

Redação |

CPTM

Quinta-feira ¿ 1º de maio

Linha 9 ¿ Esmeralda (Osasco-Grajaú, antiga Linha C): Durante o feriado, haverá uma comemoração promovida pela CUT, no Autódromo de Interlagos. Para atender ao público que irá ao evento, a CPTM reforçará a frota a fim de reduzir os intervalos (que nos feriados costumam ser maiores). O tempo de espera entre as composições será de 10 minutos, das 6h até 13h; e de 6 minutos, das 17h até 20h. No restante do dia, o intervalo será de 12 minutos.

Linha 11 ¿ Coral (Luz-Estudantes, antiga linha E): Por conta de serviços de modernização do sistema de sinalização haverá interdição da via 3, entre as estações Brás e Tatuapé, das 4h e 13h30. Por isso, os trens do Expresso Leste efetuarão embarque e desembarque somente na plataforma 4, na Estação Brás. Não haverá alteração nos intervalos.

As linhas 7, 8, 10 e 12 seguem a circulação programada para feriados, com intervalos de 15 minutos devido à queda de demanda habitual nesses dias.

Sexta-feira ¿ 2 de maio
Em todas as linhas, a circulação seguirá o programa normal para dia útil, ou seja, intervalos menores nos horários de pico da manhã e da tarde (entre 6 e 8 minutos) e maiores fora do horário de pico (entre 12 e 15 minutos), quando o movimento cai.

Sábado ¿ 3 de maio
Em todas as linhas, no sábado, dia útil para grande parcela da população transportada pela CPTM, que trabalha por meio período, a circulação das composições não será alterada no pico da manhã, compreendido entre 5h e 8h, com tempo de espera entre os trens, variando de 6 a 8 minutos. Vale ressaltar, que neste dia da semana, não há rush no horário da tarde, entre 17h e 20h. Portanto, o intervalo praticado varia entre 12 e 15 minutos.

Domingo ¿ 4 de maio

Linha 11 ¿ Coral (Luz-Estudantes, antiga linha E): Na extensão da linha, entre as estações Guaianazes e Ferraz de Vasconcelos, haverá manutenção programada da rede aérea de energia. Por isso, haverá, neste trecho, circulação por via única. O intervalo passa de 12 para 20 minutos, das 4h às 20h.

Linha 12 ¿ Safira (Brás-Calmon Viana, antiga Linha F): Entre as estações Eng° Goulart e São Miguel Paulista haverá circulação por via única por conta de obras entre as estações USP Leste e Comendador Ermelino. O intervalo entre trens passa de 15 para 30 minutos, das 4h às 20h.

As linhas 7, 8, 9 e 10 seguem a circulação programada para domingos, com intervalos maiores durante todo o dia (entre 12 e 15 minutos), por conta da queda na demanda de usuários.

METRÔ

30 de abril, quarta-feira, saída de feriado: Nesse dia, a frotas de trens das linhas 1-Azul e 3-Vermelha, as mais movimentadas, serão reforçadas nos períodos da tarde e noite para atender aos paulistanos que deixam a cidade. A oferta de trens das linhas 2-Verde e 5-Lilás (Capão Redondo ¿ Largo Treze) será igual à de um dia útil.

Dia 1º de Maio, quinta-feira, feriado: A oferta de trens nas linhas 1, 2 e 3 do Metrô será igual à de um domingo, ou seja, cerca de 50% de um dia útil. Devido as comemorações do 1º de Maio programadas no Campo de Bagatelle, na zona Norte, o Metrô contará com trens estrategicamente posicionados nas linhas 1 e 3 para atender a demanda de usuários no sistema. A Linha 5-Lilás não funciona nos feriados e domingos.

Dia 2 de maio, sexta-feira: A operação comercial será a mesma dos dias úteis, sem alterações no número de trens em circulação em todas as linhas.

Dias 3 de maio, sábado, e 4, domingo: A frota de trens nas quatro linhas metroviárias será idêntica a dos outros fins de semana. A Linha 5 não abre aos domingos e feriados.

Dia 5, segunda-feira, antecipação: Neste dia, a operação comercial das linhas 1, 2, e 3 será antecipada para atender as pessoas que retornam à cidade. As linhas 1 e 3 iniciam a operação comercial para as 4h00, e a linha 2 começará a atender o público às 4h30. A linha 5 abrirá os portões ao público, no horário habitual (às 4h40).

EMTU/SP

As concessionárias Internorte e Anhangüera, que servem a zona norte de São Paulo, vão operar com frota de dia útil no feriado de 1º de Maio para atender aos usuários que pretendem participar de evento comemorativo na Praça Campo de Bagatelle. As outras concessionárias e a Metra, que opera o Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara) terão 60% da frota circulando.

Na sexta-feira, 2 de maio, a frota será de dia útil e no sábado, estarão em circulação 60% dos ônibus intermunicipais. No domingo, a frota de ônibus intermunicipal gerenciada pela EMTU/SP na Grande São Paulo funcionará com metade da capacidade.

A Ouvidoria da EMTU/SP terá expediente normal no feriado de 1º de maio e na sexta-feira, 2 de maio, atendendo aos usuários por telefone (0800 724 0555) das 7h às 19h.  A Ouvidoria não funciona sábado e domingo.

Leia também:

Leia mais sobre: Dia do Trabalho

    Leia tudo sobre: 1 de maioferiadosão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG