CPI dos Grampos convoca Lacerda, Corrêa e Jobim

BRASÍLIA - Os membros da CPI dos grampos aprovaram, nesta quarta-feira, a convocação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, do diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, e a reconvocação do diretor-geral afastado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda. Entre os temas votados, também constava a convocação dos jornalistas Expedito Filho e Policarpo Júnior, que foi retirada da pauta devido a ausência do deputado Laerte Bessa (PMDB-DF), autor da matéria.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |


A intenção dos deputados é confrontar versões sobre a possível participação da Abin em grampos que interceptaram conversas entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres, conforme noticiou a revista "Veja" deste fim de semana.

Outro ponto que os deputados desejam esclarecer é se a Abin comprou ou não, em conjunto com o Exército, equipamentos capazes de grampear telefones. A informação foi dada pelo ministro Nelson Jobim e negada pelo chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presdência, general Jorge Félix.

Na terça, na CPI, Félix alegou que os equipamentos comprados eram, na verdade, para a verredura de grampos, e não para a promoção de escutas. Ele também pediu para que dois técnicos do Exército fizessem perícia nos equipamentos, para que se descubra se os mesmos podem ou não fazer escutas.

A votação dos requerimentos foi feita num intervalo do depoimento do diretor-adjunto afastado da Abin, Milton Campana, que aguarda em plenário os questionamentos dos deputados.

Gilmar Mendes

Uma comitiva da CPI dos Grampos vai até o Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira, às 10h, convidar o presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, para depor na comissão. A idéia é dar espaço para que Mendes expresse sua indignação e fale sobre a possível existência de um Estado paralelo devido ao descontrole com as escutas telefônicas clandestinas.

Leia também:


Leia mais sobre:
grampos

    Leia tudo sobre: grampos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG