Membro da Abin culpa PF por ¿confusão¿ da Satiagraha http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/10/contradicoes_fazem_deputados_defenderem_fim_da_abin_1743289.html target=_topContradições fazem deputados defenderem fim da Abin http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/10/diretor_da_abin_confirma_participacao_de_agentes_na_operacao_satiagraha_1743276.html target=_topDiretor da Abin confirma participação de agentes na Operação Satiagraha" / Membro da Abin culpa PF por ¿confusão¿ da Satiagraha http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/10/contradicoes_fazem_deputados_defenderem_fim_da_abin_1743289.html target=_topContradições fazem deputados defenderem fim da Abin http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/10/diretor_da_abin_confirma_participacao_de_agentes_na_operacao_satiagraha_1743276.html target=_topDiretor da Abin confirma participação de agentes na Operação Satiagraha" /

CPI dos Grampos convoca ex-espião, Dantas e diretores da Abin

BRASÍLIA - A CPI dos Grampos aprovou nesta quarta-feira (10) a convocação de Francisco Ambrósio do Nascimento, agente aposentado do Serviço Nacional de Informações (SNI), para depor à comissão sobre seu envolvimento na Operação Satiagraha, da Polícia Federal (PF). Ambrósio é apontado na mais recente edição da revista Istoé como coordenador dos agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que participaram da Satiagraha. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/10/membro_da_abin_culpa_pf_por_confusao_da_satiagraha_1743294.html target=_topMembro da Abin culpa PF por ¿confusão¿ da Satiagraha http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/10/contradicoes_fazem_deputados_defenderem_fim_da_abin_1743289.html target=_topContradições fazem deputados defenderem fim da Abin http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/10/diretor_da_abin_confirma_participacao_de_agentes_na_operacao_satiagraha_1743276.html target=_topDiretor da Abin confirma participação de agentes na Operação Satiagraha

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |

Acordo Ortográfico

O ministro da Justiça, Tarso Genro, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, também receberam convites para depor à comissão. Na condição de convidados, não convocados, os dois têm a opção de não participar da reunião. Mendes teria sido vítima de um grampo ilegal praticado pela Abin, segundo denúncia da revista Veja.

O diretor de inteligência da PF, Daniel Lorenz, o diretor-geral interino da Abin,  Wilson Trezza e o ex-cordenador de despesa da Agência, Antônio Muniz de Carvalho, também foram convocados para depor aos deputados. Porém, não há data para as oitivas ocorrerem.

O sócio-fundador do Opportunity, Daniel Dantas, e o delegado Protógenes Queiroz, responsável pela Operação Satiagraha, responsável pela prisão de Dantas, já participaram da CPI dos Grampos, mas tiveram novos requerimentos de convocação aprovados nesta quarta-feira.

Depoimentos

A CPI dos Grampos ouve neste momento o depoimento do diretor de contra-inteligência da Abin, Paulo Maurício Fortunato, em sessão fechada à imprensa. Ele negou participação da agência nos grampos ilegais dos quais foram alvos o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes e outras autoridades do Executivo e Legislativo.

Ainda nesta quarta seria ouvido o depoimento do chefe de Operações Especiais do STF, Ailton Carvalho de Queiroz, sobre a escuta ambiental que teria sido plantada no gabinete vizinho ao de Mendes. A oitiva dele, porém, foi cancelada por acordo entre os deputados da comissão.

Leia também:

Leia mais sobre: CPI dos Grampos

    Leia tudo sobre: cpi dos grampos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG