CPI confirma depoimento de Jobim para quarta-feira

BRASÍLIA - A CPI dos Grampos, da Câmara dos Deputados, confirmou para esta quarta-feira o depoimento do ministro da Defesa, Nelson Jobim. Os deputados estão interessados na explicação que Jobim dará sobre a compra feita pelo Exército de aparelhos que fazem varredura em telefones. Tais aparelhos seriam capazes também de grampear ligações e estariam em posse da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |

Denúncia publicada na revista "Veja" afirmou que a Abin teria grampeado ilegalmente o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, senadores da República e ministros de Estado. A agência é proibida por lei de fazer interceptações telefônicas. 

Foi após denúncia feita por Jobim, de que Exército e Abin teriam aparelhos capazes de fazer grampos telefônicos, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu afastar toda a cúpula da agência. O ministro general Jorge Félix (Segurança Institucional) e diretores da própria Abin negaram, porém, em depoimento à CPI dos Grampos e à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, que tais aparelhos sejam capazes de interceptar ligações.

Nesta segunda-feira, reportagem publicada pelo jornal "O Globo" afirmou que investigadores das Forças Armadas realizam escutas telefônicas sem o controle dos procuradores militares. A Justiça Militar teria autorizado, entre janeiro de 2007 e março deste ano, 234 pedidos de grampos. A informação foi repassada em ofício assinado pelo próprio Jobim à CPI dos Grampos. O Ministério Público Militar afirma saber, entretanto, de apenas 19 interceptações no País. A divergência entre os números também deverá ser motivo de questionamentos dos deputados ao ministro. 

Nelson Jobim era esperado na CPI dos Grampos na quarta-feira passada, mas pediu o adiamento de seu depoimento para participar com o presidente Lula de uma viagem oficial em Manaus. Jobim acabou alegando uma crise alérgica e não viajando.

Leia mais sobre: Jobim

    Leia tudo sobre: jobim

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG