CPI adia para dia 16 convocação de delegado responsável pela Operação Satiagraha

BRASÍLIA - Os membros da CPI fizeram acordo para aprovar nesta quarta-feira (16) a convocação do delegado da PolíciaFederal Protógenes Pinheiro de Queiroz, responsável pela Operação Satiagraha, e do juiz da 6a. Vara Criminal de São Paulo, Fausto Martins d´Sanctis, que autorizou a prisão dos suspeitos. O acordo também permitiu que seja colocado em votação o requerimento de convocação do banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity.

Regina Bandeira - Último Segundo/Santafé Idéias |

Os membros governistas e de oposição da CPI dos Grampos também concordaram em votar e aprovar a solicitação de documentos referentes à Operação Chacal, da PF, e dos relatórios produzidos pela empresa de consultoria Kroll, suspeita de ter praticado grampo ilegal no País por interesses comerciais contra autoridades brasileiras. A reunião está marcada para às 10h.

O acordo retirou de pauta os requerimentos que pediam a convocação do mega investidor Naji Nahas, preso e depois solto com Dantas na Operação Satiagraha da PF, e do ex-ministro das Comunicações Luiz Gushiken. Segundo o relator da CPI, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), não há indícios de que os dois teriam sido grampeados.

O presidente da CPI, deputado Marcello Itagiba (PMDB-RJ) explicou que as convocações devem ter necessariamente elo com o objeto de que trata a comissão. Essa CPI não é lugar para disputas políticas, disse.

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), autor do requerimento de convocação de Dantas, justificou a convocação do banqueiro como o aprofundamento das investigações iniciadas na CPI dos Correios (2005), onde foi sub-relator. Há suspeitas de que a empresa de consultoria Kroll teria sido contratada pela Brasil Telecom, na época controlada por Dantas, para subsidiar o banqueiro com informações privilegiadas. Eles teriam praticado investigações ilegais, argumentou.

Se aprovados, os depoimentos só devem acontecer depois do recesso parlamentar, que acaba no dia 1º de agosto.

    Leia tudo sobre: daniel dantassatiagraha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG