Corrida emagrece mais do que jogar futebol, diz especialista

Uma das melhores formas de perder peso é aliar dieta equilibrada a exercício físico. E a prática regular da corrida é um dos melhores e mais práticos exercícios se o objetivo é esse.

Agência Estado |

Segundo o personal trainer Dudu Rodrigues, a corrida, por ser um exercício baseado na repetição de movimentos, é mais eficaz para queimar calorias do que esportes como futebol.

“Todo movimento cíclico, como os praticados na natação, corrida e caminhada, é vantajoso. No futebol, por exemplo, você muda o padrão de esforço e movimento. O ritmo de freqüência cardíaca sobe ao máximo e cai em pouco tempo.”

Comparada à natação, a corrida tem a vantagem de ser mais prática. Em relação à caminhada, ganha no gasto calórico. “Para queimar o mesmo número de calorias, a pessoa tem de andar o dobro do tempo que se tivesse correndo.”

Ele explica que quem corre, pratica pequenos saltos, com impulsos dados por cada perna separadamente. O movimento exige maior força dos músculos, que necessitam de mais calorias que num passo normal. Para oxigenar os músculos, o sistema respiratório tem de trabalhar mais rápido. O coração, por sua vez, leva mais oxigênio aos músculos - e também funciona com mais intensidade. “O corpo todo trabalha mais”, frisa ele.

O especialista diz que correr é mais eficaz que caminhada. Entretanto, isso não quer dizer que qualquer um que queira eliminar o ‘pneu’ possa correr. É preciso uma avaliação médica. Se alguns problemas forem detectados, o mais indicado é a caminhada.

A atenção também deve ser dada ao ritmo de batimento cardíaco. Para que o exercício tenha eficácia, o coração deve bater entre 65% e 85% da Freqüência Cardíaca Máxima (FCM). É importante também prestar atenção aos sinais de cansaço, diz Rodrigues. Não conseguir falar durante o exercício é um deles. O ideal é correr num ritmo adequado até entrar em equilíbrio metabólico. Isso pode demorar até 10 minutos. Somente após atingir esse estágio é que o corpo começa a queimar gordura, que é o objetivo inicial.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG