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Corredor de ônibus de SP será reformado por R$ 113 mi

A Prefeitura de São Paulo pretende iniciar uma série de obras em corredores de ônibus, a começar pelo Inajar de Souza-Rio Branco-Centro ainda neste semestre. O objetivo é consertar o asfalto deteriorado e requalificar a via, permitindo que todos os ônibus usem a faixa exclusiva - junto ao canteiro central.

Agência Estado |

Atualmente, em partes do corredor, como na Avenida Marquês de São Vicente, os ônibus são divididos entre a faixa central e a da direita, provocando problemas ao fluxo quando precisam trocar de faixa.

Serão investidos R$ 113 milhões na requalificação do corredor que liga o centro à zona norte. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 20 meses a partir da assinatura do contrato, sendo que a licitação será lançada no próximo mês.

As intervenções vão acontecer entre o Terminal Cachoeirinha e a Praça do Correio, respectivamente na zona norte e centro. No total, haverá obras em cinco avenidas: Inajar de Souza, Comendador Martinelli, Marquês de São Vicente, Rudge e Rio Branco. A São Paulo Transportes (SPTrans) informou que, durante o período de obras, os ônibus vão circular nas demais faixas, junto com os automóveis, e que não deve haver mudanças de itinerários.

Quase todas as vias do corredor sofreram com o período de chuvas e o reflexo é uma grande quantidade de buracos, o que provoca redução na velocidade dos ônibus. "Será colocado pavimento rígido e feita a recuperação do pavimento flexível", explica a SPTrans. A principal inovação, no entanto, será a tentativa de reunir todos os ônibus na faixa exclusiva.

As intervenções preveem novos abrigos de ônibus, reconstrução das faixas e mudanças na sinalização e semáforos, para facilitar a saída dos ônibus dos corredores, quando precisarem fazer conversões. No entanto, a via não terá áreas de ultrapassagem, consideradas fundamentais por especialistas. Segundo a SPTrans, não há espaço nas vias para isso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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