Correa defende autonomia financeira para a América do Sul

BRASÍLIA - Em entrevista coletiva após a criação oficial das União das Nações Sul-americanas (Unasul), o presidente do Equador, Rafael Correa, defendeu autonomia financeira para a América do Sul. De acordo com ele, um dos principais pontos a serem alcançados é o que ele chamou de Banco do Sul, que financiaria todos os países membros da União.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

  • Lula defende solidariedade entre países para prosperidade
  • Jobim espera que Colômbia acabe com restrições
  • Com Unasul, América do Sul tenta aprofundar integração
  • Lula destaca desenvolvimento sustentável na Unasul
  • Governos da Unasul são todos de esquerda, diz Chávez
  • Correa também falou que a relação entre o governo equatoriano e colombiano ainda está em uma situação crítica. Ele alega que além de ataque do governo colombiano está em curso uma campanha midiática de calúnias que tenta relacioná-lo com as Farcs. Devido a isso, fica muito "difícil retomar a ligação", disse Correa.

    "A relação com o governo da Colômbia está frágil, em situação deplorável. Esperamos mudar o mais rápido possível", afirmou.  Correa ainda defendeu a integração energética de comunicação de conectividade terrestre e aérea entre os países.

    O presidente equatoriano também destacou o discurso da presidente chilena, Michelle Bachelet, que defendeu uma agenda de seguridade social entre os países da Unasul. Correa destacou em especial a criação de uma agência de creditação universitária permitindo que os diplomas universitários possam valer em todos os países da União.

    Conselho de Segurança

    Correa ainda falou sobre a possível criação de um Conselho de segurança da Unasul. Segundo ele, essa é uma "iniciativa do Brasil que parece muito pertinente" e conta com total apoio do Equador. Correa destacou, porém, que é preciso agilidade na implementação do conselho.

    Leia mais sobre: Unasul

      Leia tudo sobre: unasul

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG