Corpo do ex-senador Artur da Távola é sepultado no Rio

O corpo do jornalista e ex-senador Artur da Távola (PSDB-RJ) foi sepultado hoje (10), no Cemitério São João Batista, depois de ter sido velado durante cerca de sete horas no Palácio Tiradentes, sede da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.

Agência Brasil |

A paixãode Artur da Távola pelo Fluminense foi lembrada com a bandeira tricolor colocada sobre o caixão. O ex-senador morreu ontem (9), aos 72 anos, de insuficiência cardíaca.

Artistas, cineastas, jornalistas e políticos foram ao velório de Artur da Távola. O governador de São Paulo, José Serra, lembrou do tempo em que esteve exilado com o ex-senador. Ele foi uma pessoa muito importante na minha vida. Nos exilamos juntos, convivemos durante anos no exílio. Depois nos reencontramos aqui", contou Serra.

"Fomos deputados juntos, senadores juntos, sempre muito amigos, muito próximos, acrescentou o governador, lembrando que Artur da Távola era também um homem de cultura. "E não exagero ao dizer que talvez ele tenha sido o maior propagador da música clássica entre os brasileiros."

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, destacou outra característica do ex-senador: o caráter conciliador e sua capacidade de se dividir entre a política  e a cultura.

"Fica aí uma lacuna muito grande, mas ficam, sobretudo, os seus exemplos e a capacidade que ele teve de conciliar uma militância política muito efetiva com uma densa e profunda atividade cultural, disse Aécio. Artur era a ligação entre os homens públicos e aqueles que fazem a cultura, o Brasil real. Fui seu colega na Constituinte, e com ele aprendi muito.

Na família, Távola foi lembrado como uma pessoa que, em vez de mandar, buscava apontar caminhos, segundo o filho caçula, Duda Monteiro.

Ele nunca foi um pai repressor. Fazia questão de nos de nos deixar livre para que pudéssemos escolher os caminhos da vida. Não guardava rancores no coração, e como era uma pessoa extremamente sensível procurava sempre apontar os caminhos, contou o jornalista no velório.

Leia mais sobre Artur da Távola

    Leia tudo sobre: artur da tavola

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG